photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

THYRFING
“Hels Vite”

[CD – Regain Records/Fiomúsica]

Precursores de uma cena black metal de cariz folclórico, os suecos Thyrfing editaram já em 2008 o seu sexto álbum de originais. Uma personalidade e som distintos puseram já há muito esta banda num lugar superior de destaque, sendo que não se estranha a qualidade preservada a cada trabalho que se segue. “Hels Vite” não é excepção, e até a estreia do vocalista Jens Rydén é gloriosa ou não fosse ele o ex-vocalista e um dos fundadores dos conterrâneos Naglfar. Vemo-lo berrar com igual ou maior visceralidade e/ou sofrimento do que o retirado Thomas Väänänen – chega a arrepiar em alguns momentos.

Em termos de conceito musical, “Hels Vite” acaba por revelar uma nova faceta deste grupo, sendo que se deixa cair numa obscuridade de sentimentos invulgar se olharmos para o seu percurso. Por outro lado, mais directos e simples ritmicamente, conseguem tornam-se mais catchy. Sim, mesmo com menos arranjos folclóricos os Thyrfing conseguem agarrar-nos com veemência para um caldo de sentimentos depressivos mas extremamente contagiante.

Este já não é um disco tão aventureiro como “Vansinnesvisor” nem tão folclórico como os seus três primeiros trabalhos, mas é indiscutível que os Thyrfing, agora mais “presos” a um black metal minimalista, compassado e groovy, com arranjos épicos e orquestrações regadas de melodias magnânimes e um sentimento pesaroso palpável no doom e no gótico, transformam “Hels Vite” num capítulo marcante na sua discografia. Provavelmente, o mais obscuro. Esta experiente equipa demonstra aqui na perfeição como manter-se interessante ao fim de 14 anos de carreira, remodelando alguns aspectos mas nunca perdendo por completo a marca que os tornou reconhecidos.

[8/10] N.C.

Estilo: Black/Folk Metal

Discografia:
- “Thyrfing” [CD – 1998]
- “Valdr Galga” [CD 1999]
- “Urkraft” [CD 2000]
- “Vansinnesvisor” [CD 2002]
- “Farsotstider” [CD 2005]
- “Hels Vite” [CD 2008]

www.thyrfing.com
www.myspace.com/thyrfingband
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...