photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

POEMA ARCANVS
“Timeline Symmetry”

[CD – Aftermath Music/Major Label Industries]

Não sendo muito comum auferirmos projectos de metal oriundos do Chile, acresce o entusiasmo ao constatar o trabalho desenvolvido pelos Poema Arcanus. O grupo de Santiago goza de uma extensa experiência em virtude de uma carreira de já 17 anos com quatro álbuns lançados. Neste regresso, as doses de doom metal do seu início de carreira ganham de novo destaque, bem como a costela death e progressiva exibida no anterior “Telluric Manifesto”, lançado há quatro anos. Posto isto, podemos dizer que “Timeline Symmetry” é o cartão de visita mais completo para quem ainda não tomou contacto com o universo deste quarteto.

Apesar de nos parecerem claras as influências de My Dying Bride, Novembers Doom, Mar de Grises ou mesmo Opeth, os Poema Arcanus têm uma personalidade invejável e não comprometem a sua sonoridade com uma aproximação leviana aos projectos que os inspiram. Está aqui presente o mais profundo desespero do doom quer em melodias quer nas cadências rítmicas arrastadas e densas, ao mesmo tempo que a agressividade manifesta-se com a prestação gutural e cavernosa de Claudio Carrasco e na bateria que rasga esporadicamente em tempos mais ousados. Aí os Poema Arcanus piscam ligeiramente o olho ao death metal dos Opeth mas nunca chegam a ser tão progressivos embora a sua sonoridade seja suficiente ambiciosa e variada.

No cômputo geral, estes sul-americanos têm o metal melancólico e lúgubre a correr-lhe nas veias e sabem eficazmente traduzir-lhe em harmonias deprimentes e desconfortáveis. Aliando a isso uma inteligente composição que nunca nos deixa aborrecer em passagens demasiado extensas e repetitivas, “Timeline Symmetry” transforma-se, com certeza, numa agradável surpresa para todos os amantes do estilo.

[8/10] N.C.

Estilo: Doom/Death/Progressivo

Discografia:
- “Arcane XIII” [CD 1999]
- “Iconoclast” [CD 2002]- “Telluric Manifesto” [CD 2005]
- “Timeline Symmetry” [CD 2009]

www.poemaarcanus.cl
www.myspace.com/poemaarcanus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...