photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

STEVE VAI
“Various Artists - Archives Vol. 4”

[CD – Favored Nations/Musicactiva]

Steve Vai, um dos maiores génios da guitarra eléctrica, senhor de um talento e espírito artístico singular, vem agora imortalizar toda a sua obra através de uma caixa intitulada “Mistery Archives”. Desta fazem parte dez discos, ou melhor, dez volumes nos quais poderão encontrar todos os temas raros em que Steve Vai entrou e criou ao longo dos anos. Ora encontramos temas inéditos apenas disponíveis em edições japonesas dos seus álbuns, ora temas em que Vai participou ou compôs para outros artistas, ora muitas outras curiosidades como as demonstrações que Vai criou para modelos de teclados Korg e Roland.

E é destas autênticas pérolas que vive esta valiosíssima caixa que não poderá passar despercebida a nenhum fã incondicional ou verdadeiro coleccionador da obra deste guitarrista. A sair com uma periodicidade preestabelecida, chega-nos agora o quarto volume desta saga biográfica intitulado “Various Artists Vol. 4”. Neste podemos escutar as participações de Steve Vai com outros artistas ao longo dos anos, entre as quais se destaca as com Whitesnake em 1989, altura em que gravou “Sweet Lady Luck” aqui contido, um lado B do single “Fool For Your Lovin’” e ainda a participação com Alice Cooper no tema “Feed My Frankenstein” do álbum "Hey Stoopid!”.

Muitas outras curiosidades se seguem neste álbum. Um dos momentos mais atractivos e interessantes do disco é, sem dúvida, o duelo entre a banda de Steve Vai e a de Chick Corea em “The Rumble” num intenso despique gravado num estúdio de Hollywood a partir de uma criação de Leonard Bernstein. “Rockers vs. Jazzers” num momento deveras aliciante. Ainda assim não faltam outros motivos de interesse. Desde a homenagem de Steve Vai a Jimi Hendrix em “Driffting” e “Bold As Love” à participação com os PIL de John Lydon e Bill Laswell em “Ease” e “Home” e ainda a prestação com Greg Bissonete em “Noah’s Ark”, baterista seu companheiro nos tempos em que tocava com David Lee Roth.

Para terminar gostaria ainda de salientar o tema “Queen Of The Night”, uma composição de Mozart que conta com a impressionante voz da soprano Lori Stinson aqui a atingir tons tão agudos quanto os da Ibanez de Steve Vai. Enfim, um disco não só para os fãs de Steve Vai ou para coleccionadores implacáveis da sua obra mas para todos aqueles que gostam de boa música.

[/] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...