photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CATHEDRAL
"The Garden Of Unearthly Delights"

[CD - Nuclear Blast/Recital]

Os Cathedral são uma das verdadeiras forças do Doom mundial e da música de excelência que o Reino Unido exporta. Por muitos comparados com os Black Sabbath, ou, simplesmente, como uns fieis seguidores da musicalidade e ideologia dos mestres do Heavy, os Cathedral, de uma maneira ou de outra, não deixam de ser uma das bandas mais influentes – essencialmente na primeira metade da década de noventa – de todo o movimento Doom/Stoner.


Depois dos majestosos “The Ethereal Mirror” (1993) e de “The Carnival Bizarre” (1995), esta banda não tem surpreendido muito pela positiva e os trabalhos que se seguiram não foram mais que o despertar de meia dúzia de temas bem conseguidos, sem que no total tivessem cativado fãs e seguidores do género. Passando relativamente despercebidos nos últimos dez anos, os Cathedral entram em estúdio no ano de 2005 e em princípios de 2006 sai à rua este “The Garden of Unearthly Delights” – o oitavo da sua carreira – um disco de cara lavada, expurgando a relativa mediocridade que lhes vinha assolando e retomando, cirurgicamente, a assumir um papel que já lhes tinha pertencido. Logo ao início “Tree of Life & Death” demonstra a seriedade que a banda pretende transmitir neste trabalho, um tema muito orelhudo, pesado q.b. e com a mística necessária.

Outros destaques vão para “Upon Azrael's Wings”, a mais melódica e retro “Corpsecycle”, “Beneath a Funeral Sun” e o último tema “ The Garden”, com quase 27 minutos, que não passa de uma mistura de ideias, sons e ritmos, acabando por se tornar quase numa jam algo bizarra, no entanto cativante! Um tema escondido, “Proga-Europa” acaba por ser somente um pequeno capricho, sem nada de novo a adicionar ao produto final…

Lee Dorrian (voz), Garry Jennings (guitarra), Leo Smee (baixo) e Brian Dixon (bateria) são os responsáveis por este regresso glorioso, um disco que revitaliza algo que eles próprios também ajudaram a criar.

[7/10] M.L.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...