photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CATACOMBE
“Memoirs”

[EP – Edição de autor]

É com um orgulho bastante sentido, pelo seu resultado e pela sua nacionalidade, que atendemos a este trabalho de estreia do projecto a solo de Pedro Sobast, de Vale de Cambra. “Memoirs” é daqueles trabalhos arrepiantes em análise imediata, cumpridos escassos minutos de escuta, pelas características arrebatadoras das suas notas, ritmos, ambiências, paisagens e, sobretudo, sensações. Trabalhos ditos “vulgares” fazem-se de “simples” composições, mas aquelas que marcam para a posteridade são as que são capazes de carregar uma aura “mágica”. São espectros de melancolia, introspecção, suavidade, inocência, entre muitas outros que pairam sobre a interpretação e estado de espírito de cada ouvinte, que adornam este disco concebido de forma espontânea e ao mesmo tempo com a inteligência cirúrgica que quem sabe que não vai falhar a abordagem aos nossos centros sensoriais.

É verdade que este tipo de trabalho experimental, ambiental e com um espírito rock [ou post-rock como agora preferem chamar-lhe] é susceptível de nos envolver facilmente, mas vemo-nos mesmo obrigados a lhe prestar homenagem pela aura que transmite que é tão incisiva, visceral e profunda quanto possam imaginar. Para além disso, este tipo de composição é feito com conta, peso e medida para que tenhamos tempo para nos embrenharmos nele e até nos esquecermos do nosso próprio plano de existência.

Em “Memoirs”, inclusive, não se ouvem vozes, o que ajuda ainda mais a uma interpretação pessoal. O truque é deixarmo-nos levar pelo som, simplesmente, o que é aqui muito fácil, acreditem. A classe da composição de Pedro Sobast é superior e já a podíamos comprovar nos Looney Tunes, projecto de índole mais progressiva. Estão então reunidos todos os ingredientes para que este disco, com apenas seis temas, nos fique [bem] gravado na memória e cravado na alma.

Muito se tem falado de que o “fado” e o espírito melancólico portugueses têm ajudado à criação de obras sublimes dentro deste género [como são exemplos Katabatic ou mesmo Riding Pânico], ou mesmo do doom [com Process Of Guilt ou Before The Rain à cabeça], e queremos acreditar que há lógica nesse raciocínio, embora esta tendência tenha sido popularizada por colectivos pertencentes a realidades muito diferentes da nossa. A verdade é que a importação assenta-nos como uma luva e conseguimos-lhe dar um cunho bastante pessoal. Obrigatório para fãs de Isis, Cult Of Luna, The Ocean Collective, Anathema ou mesmo Neurosis. Uma das surpresas nacionais do ano.

[8/10] N.C.

Estilo: Post-Rock/Ambiental/Experimental

Discografia: "Memoirs" [EP 2008]

www.myspace.com/catacombeband
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...