photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

TOTAL DEVASTATION
“Reclusion”

[CD – Firebox/Recital]

Dois anos após a estreia com “Roadmap Of Pain”, os Total Devastation trazem da Finlândia mais um esforço de furioso death metal com influências industriais na forma do novo “Reclusion”. Como o próprio nome da banda indica, o pressuposto aqui é provocar devastação total com os seus momentos death metal a fazerem lembrar Grave, Morbid Angel ou Carcass. Já no plano electro/industrial temos inevitavelmente que enunciar NIN ou Industry.

Esta mistura começa logo no início de “Murderer”, com uma brutal descarga rítmica seguida por uma quebra incitada por um breve sample obscuro. Estes apontamentos ao longo do disco vão tornando a audição de “Reclusion” uma experiência agradável, mesmo que não se trate de algo original. Mesmo assim, temas como “They Stand On 3” consegue causar-nos boa surpresa pela forma como mistura uma entrada mais hardcore com a agressividade death e, logo de seguida, quebrando para uma passagem melódica e jazzística.

“Reclusion” é o tema com mais groove do disco, gerado por um ritmo muito downtuned e uma marcação simples de bateria mas tão eficaz para um valente mosh. “Ground Zero”, que conta ainda com a participação de G, vocalista dos Rotten Sound, inicia-se com um, diria eu, quase alegre sample para depois alternar entre ritmos death e outros puramente punk/hardcore. “Well Of The Dead” é dos temas mais geniais e marcantes do disco, ou não tivesse uma abertura com viola acústica e uns samples bem sinistros por trás. Ainda assim conta com o peso das guitarras e da voz de Jaako Heinonen, mas inesperadamente volta a surpreender-nos no fim com a inclusão de um piano clássico delicadíssimo, cortesia do convidado Markus Haimelin. O penúltimo “No Surrender” chega-nos ainda a mostrar uma certa veia sueca graças às vibrações melódicas incutidas pelas guitarras a este tema.

Com tudo isso, chegamos ao final do disco a reconhecer algum mérito e esforço a estes Total Devastation. Muito peso misturado com alguma ousadia e experimentalismo a valer-lhes bons pontos a seu favor.

[7/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...