photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

LAWMAKER
“Look At The Sun”

[MCD – Edição de autor]

Já dez anos passaram desde que “nossos irmãos” brasileiros Lawmaker emergiram do coração de São Paulo. Contudo, relativamente pouco há a contar em termos de carreira principalmente devido a uma paragem forçada em 2000 que culminou com a saída de dois dos seus membros originais. Discograficamente regista-se a edição de uma demo - “Eyewitness” – e deste MCD que parecem suficientes para sustentar algum sucesso à sua volta, principalmente no Brasil. Um concerto de abertura para os Rage e um notável destaque nos media locais fecham uma esfera de optimismo em relação ao heavy metal old school dos Lawmaker.

Vizinhos dos maiores estandartes do metal melódico brasileiro, os Angra, não se pense, por isso, que existem aqui muitas semelhanças. Os Lawmaker estão muito mais remetidos à veia tradicional do género, embora adoptem tecnicismo q.b. ao longo destes temas – não será de admirir quando temos aqui cinco músicos formados e muito requisitados que, inclusive, já gravaram anúncios para marcas de telemóveis muito conhecidas.

Competência musical não falta, portanto, aos Lawmaker. Começa sim por prejudicá-los a falta de impacto da produção de “Look At The Sun”, demasiado pejorativa para o verdadeiro valor destes temas. Isto faz-lhes mesmo ficar em desvantagem para com os seus “competidores” que gravam discos dentro dos elevados padrões de qualidade actuais.

Lamentos à parte, o importante é que compreendamos onde os Lawmaker querem e conseguem ir com as suas composições. Já demos conta de que os “olhos” aqui estão virados para o passado e assim pretendem estar, logo não esperemos inovações. Esperemos sim competentes malhas de heavy metal onde a imaculada voz de Daniel Muñoz se revela um regalo para qualquer ouvido, mesmo o menos sensível. O trabalho da guitarra é muito convincente – embora encontremos alguma desinspiração nos riffs mais pesados – e o baixo, algo endiabrado, assume especial destaque em “Train Of Illusion” e “I’m On Fire” – vale a pena ouvir. A bateria mantém-se competente e os teclados de Fred Jason como uma base importante neste preparado, dando por vezes um aroma mais progressivo a estas canções.

Contudo, o receio de que os Lawmaker não consigam atingir um objectivo primordial neste género de música vem a comprovar-se: “Look At The Sun” rareia em melodias e refrões orelhudos. Tirando “Train Of Illusion” ou "Black Candle (Under Sword's Light)" pouco permanece no ouvido, para além da técnica apurada, ao fim desta pouco mais de meia hora de música. Certamente a produção [des]ajudou a isso. Mas é essencialmente difícil impormo-nos neste quadrante fugindo a essa premissa e… a produção volta a fazer-nos franzir o sobrolho – realmente é uma pena.

Por fim, ficamos contentes por não conseguir apontar influências mais óbvias para o que os Lawmaker fazem. Iron Maiden, Dio, Blaze, Helloween, Rage ou Blind Guardian poderão ser algumas das influências destes paulistas, mas estão aqui suficientemente dissimuladas ao ponto de não os considerarmos um sub-produto barato de outrém. Há versatilidade e carácter q.b. aqui e isto é, definitivamente, um ponto a favor. Com o Brasil conquistado, vamos ver como se comportam os Lawmaker fora dos seus redutos futuramente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...