photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

A DREAM OF POE
“Sorrow For The Lost Lenore”

[EP – Edição de autor]

Esta é mais uma edição digital do sombrio e singular projecto doom/gothic metal açoriano da responsabilidade de Bruno Santos, também conhecido pelo seu passado ligado aos Sacred Tears e mais recentemente por ter ingressado nos In Peccatum, isto para além de manter um estúdio e organizar eventos. Temos por aí uma das pessoas mais activas do cenário de peso local e daí as ressalvas do devido respeito. Tendo como intrínseca a vocação para o teclado, neste projecto Bruno Santos aventura-se nas cordas e até na voz, na demo de estreia “Delirium Tremens” editada em 2006, onde, honestamente, os seus guturais foram ponto fortemente penalizador.

Com colaborações na bateria, segundas guitarras, baixo e vozes, o músico de S. Miguel leva a cabo o terceiro lançamento com este projecto, “Sorrow For The Lost Lenore”, ficando antes registado um disco ao vivo, “For A Glance Of The Lost Lenore”, da suposta última actuação do grupo no festival October Loud 2008. Este trabalho, anunciado já há dois anos, chega finalmente aos escaparates “virtuais” e, diga-se, demonstrando um projecto amadurecido. Se aqui Bruno aboliu o seu trabalho vocal e o atribuiu a Paulo Pacheco, um vocalista de raiz, também na forma de criação de melodias e ambientes soturnos e depressivos a banda subiu alguns degraus de qualidade.

O som tardígrado e mórbido destes cinco temas [que incluem versões de My Dying Bride e Morbid Death] transmite, de facto, um ambiente degradante e capaz de nos arregoar a alma. Contudo, ao nível da composição os clichés são discutíveis. Se não se pede que o doom seja rápido, já não tem que ser premissa aguentar-se um ritmo até à exaustão ou manter a música tecnicamente rudimentar. E quando temos uma voz com um timbre até muito adequado ao género, mas que apresenta graves falhas ao nível da afinação, vemos o impacto de alguns momentos esbater-se e um talento vocal a ser mal aproveitado. É fácil perceber e aceitar a influência que a banda de Aaron Stainthorpe tem no mundo de A Dream Of Poe [tanto como a vida e obra do escritor Edgar Allan Poe], mas não é razoável a forma como a voz tenta soar dissonante e assombrosa de forma puramente casual. O resultado em momentos como “The Loss Of The Lost” chega a ser deveras desagradável. Para além disso, a alternância com registos guturais só faria esse material ganhar.

Sendo que o cérebro deste projecto é pessoa bastante interiorizada com o movimento doom/gothic é de esperar que comece a aplicar outra dinâmica às suas composições, mesmo que isso passe por um grande esforço para se aperfeiçoar no domínio técnico das guitarras, aqui demasiado arcaicas e até escondidas na mistura. Nota, porém, muito positiva para a emoção expressa em algumas passagens e na prestação de Paulo Pacheco, bem como das versões absolutamente revolucionárias de “For My Fallen Angel” e “Gentle Whisper”.

[5/10] N.C.

Estilo: Doom/Gothic Metal

Discografia:
- “Delirium Tremens” [Demo 2006]
- “For A Glance Of The Lost Lenore” [CD ao vivo 2008]
- “Sorrow For The Lost Lenore” [EP 2009]

www.myspace.com/adreamofpoe
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...