photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BATTLELORE
“The Last Alliance”
[CD – Napalm Records/Recital]

Não obstante o cenário competitivo e expansível da música “fantasista”, os finlandeses Battlelore têm já um lugar cativo junto dos adeptos do género, embora se comparados com outros nomes possam parecer, de um modo estranho, algo desconhecidos. A banda já milita nestas andanças desde 1999 e este é o seu quinto longa-duração numa carreira pautada por um sucesso interessante.

Este regresso acaba por, no entanto, não oferecer grande novidade ao prospecto curricular da banda. O que parece fazer apenas é pegar numa das suas faces características – a mais sinfónica e melódica – e dar-lhe uma dimensão nunca antes assumida. Talvez por aí este disco soe facilmente como o mais acessível de sempre na sua carreira, sem nunca renegar a sua personalidade, já de si bem vincada. Com este disco fica para plano de fundo o peso e a costela mais folclórica de “The Third Age Of The Sun”, por ventura o seu disco mais rico e versátil, e passa perto de uma monotonia que não se sentia em anteriores trabalhos. Ao mesmo tempo, é inegável que estes finlandeses estão num ponto alto de maturação no que diz respeito a composição, mas perde-se neste “The Last Alliance” a versatilidade e a espontaneidade de outros tempos. Talvez a banda se tenha tornado demasiado cerebral para seu bem e a magia perdeu-se significativamente.

Sendo um disco mais rectilíneo e inclinado para andamentos mais a meio-tempo não sabemos se o objectivo da banda desta vez era atingir um maior número de ouvintes ou até mesmo de outra natureza. A verdade é que não sendo um disco desastroso, “The Last Alliance” encontra-se uns bons furos abaixo dos seus antecessores, demasiado sereno e, principalmente, sem fulgor que o torne de alguma maneira memorável. Ficamos a especular se este poderá ser também o reflexo de que a banda atingiu a sua autonomia e pretende, sobretudo, não estagnar e ir mudando minimamente de cara à medida que o tempo avança, sem nunca ser muito radical neste exercício, de forma a abrir novos horizontes e ir satisfazendo os ímpetos dos seus músicos.

Será, eventualmente, um aglomerar de situações que fazem deste um disco… essencialmente, diferente no universo Battlelore. Porém, esta diferença deixa em aberto muitas interpretações, algumas [talvez muitas] num sentido negativo. Ficamos, sem dúvida, com um ligeiro sabor a desilusão…

[5/10] N.C.

Estilo: Metal Épico/Sinfónico

Discografia:
- “…Where Shadows Lies” [2002]
- “Sword’s Song” [2003]
- “Third Age Of The Sun” [2005]
- “Evernight” [2007]
- “The Last Alliance” [2008]

www.battlelore.net
www.myspace.com/battleloremusic
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...