photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

PROFUSIONS
“Paradigma”

[CD – Edição de autor]

De Lisboa chega-nos um dos grandes portentos de talento que o underground nacional nos ofereceu no ano que agora findou. Eleitos como uma das maiores promessas do nosso cenário musical por uma grande porção da opinião pública ligada ao metal, os Profusions, curiosamente, conseguiram em tão pouco tempo instalarem-se confortavelmente numa posição que normalmente só é alcançada com mais insistência nestes meandros. E, ainda mais curioso, é constatar que não é por “Paradigma” ser uma demo perfeita, muito longe disso, mas, acima de tudo, por ser um trabalho que vale pelas grandes ideias e pelas grandes canções. Se, em alguns casos, as grandes produções de estúdio podem atirar-nos “poeira para os olhos” e dissimular um produto que pode não ser tão virtuoso quanto parece, neste caso os Profusions contam única e exclusivamente com o seu talento, pois a gravação de “Paradigma” apresenta grandes deficiências e limitações.

Sob batuta do guitarrista André Afonso, os Profusions formaram-se em 2004 e gravaram, inclusive, uma demo chamada “The Place Of My Angel”. Contudo, numa altura em que os Profusions eram, acima de tudo, um projecto a solo do seu guitarrista e que contava com músicos de sessão que, naturalmente, se iam trocando, por uma questão de direitos de autor e pela a orientação musical que a banda tomava na altura os Profusions acabaram por não lançá-la. Mais recentemente André Afonso fez-se rodear de um line-up fixo e levou em frente a gravação de “Paradigma”.

O que temos nesta demo é um rock alternativo, muito melódico e com um certo pendor progressivo. Como já foi dito atrás, esta demo esbarra com enorme impacto nos nossos ouvidos pela enorme eficácia das suas canções. Quando temos um vocalista como Xisto a debitar refrões como “Utopia” – deveras arrebatador – e “Away With You” é difícil não gostar dos Profusions. Só ficamos a imaginar como soariam com uma produção à altura… Ainda assim, sendo instrumentalmente sóbrios, pelo menos quando se tenta empregar-lhes o termo prog, os Profusions, mais concretamente na pessoa de André Afonso, conseguem remeter-nos, inteligentemente, para vários universos. “Away With You” faz-nos lembrar o trip hop de uns Portishead pela melancolia do seu wha wha e em “Vanish Traitor”, uma belíssima faixa em guitarra acústica, transmitem-nos um certo sentimento tradicional brasileiro.

Apesar da primeira parte de “Paradigma” ser bem mais interessante que a segunda, esta é uma colecção de temas, no geral, de enorme bom gosto e superior apelo harmónico. Após esta experiência passamos a compreender melhor o entusiasmo que rodeia a banda neste momento e consentimos perfeitamente que tenham um futuro muito próspero à sua frente.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...