photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DIAGONAL
“Diagonal”

[CD – Rise Above/Plastic Head Music]

Desde a capa, ao vestuário, aos penteados, à sonoridade, os Diagonal são uma banda pouco convencional e… retro! Agarraram uma máquina do tempo, certamente, para viajarem até ao início dos anos setenta e sorver religiosamente o legado prog/psychedellic rock britânico, doutriná-lo com a atitude do punk e injectar-lhe a espontaneidade complexa do jazz.

A estreia homónima deste septeto de Brighton é como que um monstro de experimentalismo e, sobretudo, um registo assustadoramente evocativo de uma sonoridade que teve especial realce há quase 40 anos. 40 anos! E os membros dos Diagonal têm apenas, em média, 25 anos. É por manifesta paixão a uma sonoridade de um tempo, que até nem é o seu, que os Diagonal surgem com uma convicção invicta em trazer para uma nova Era um som tão desafiante quanto alternativo, de uma altura em que a música operava grandes revoluções e se deixaram para a posteridade autênticas lendas que os Diagonal, pelos vistos, pretendem agora, entre outras coisas, fazer-nos lembrar.

“Diagonal” é uma viajem, como, aliás, institui este tipo de música e o seu timoneiro a excentricidade. Temas longos [cinco para 45 minutos de música] com um potencial enorme de envolver pelas suas estruturas hipnóticas, desenvolvendo-se sempre a um ritmo controlado, acrescentando um pormenor aqui e ali gerando um crescendo típico de uma jam session. Não se espere gratuitas mostras de virtuosismo, mas sim a busca de sentimentos às custas de vários sons, melodias e malhas rítmicas entrelaçadas de forma harmoniosa num ambiente vintage desconcertante.

A Rise Above e o seu mentor Lee Dorian [Cathedral, ex-Napalm Death] são os grandes responsáveis pelo mundo começar a conhecer agora os Diagonal, para além de outras pérolas do underground mais alternativo que possuem no seu catálogo. Uma surpresa e uma garantia de que temos aqui um projecto a correr em sentido contrário ao “progresso”, ainda que o seu som seja absolutamente isso. Um saudável paradoxo.

[8/10] N.C.

Estilo: Rock Progressivo/ Jazz

Discografia:
- “Heavy Language” [7’ – 2008]
- “Diagonal” [CD 2008]

www.myspace.com/diagonalband
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...