photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

Centaurus A
“Side Effects Expected”

[CD – Listenable Records / MLI]

Podendo inserir-se num movimento, presumivelmente, “progressista”, em que bandas tentam trazer à luz do novo milénio elementos como a melodia e o groove num preparado death metal que, embora extremo, é de digestão menos “ácida”, os germânicos Centaurus A são uns dignos operários desta vaga de bandas mais jovens.

Mantendo um “académico” saber técnico e um peso esmagador, estes cinco músicos abordam o seu death metal com uma precisão e acutilância inusitados para um disco de estreia. Por outro lado, a audácia de lhe aliar melodia a rodos em certos momentos, com um forte cunho sueco mas sem nunca soar “piegas”, dissonâncias e solos de guitarra, por vezes, de cariz jazzístico, garantem a este colectivo de Colónia uma certa distinção entre o vasto leque de oferta. O thrash é também aqui um forte tempero, bem como os ritmos mais balançados e breaks [atenção, que nunca despropositados] que apelam a um espírito actual.

Facilmente resumimos o que é “Side Effects Expected” em termos estilísticos, mas perceber que esta mistura, no fundo, já rodada, não soa aqui fastidiosa, só mesmo escutando estes dez temas. Este é um disco de pulso [muito] firme, punhos cerrados e também de mente iluminada que privilegia o seu subtil experimentalismo. Aos nove anos de carreira, lançar um disco de estreia pode ter muitas interpretações que, embora a pesquisa não tenha esclarecido, faz-nos crer que tenha base na forma cerebral como a banda vê a sua música e a sua carreira e confia na experiência angariada ao fim destes anos para, no tempo certo, criar um disco válido. “Side Effects Expected” é um disco que merece, de facto, a nossa atenção pela forma panorâmica e sem preconceitos como interpreta o death metal.

[8/10] N.C.

Estilo: Death/Thrash Metal

Discografia:
- "Side Effects Expected" [CD 2009]

www.centaurus-a.de
www.myspace.com/centaurusa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...