photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SUFFOCATION
"Suffocation"

[CD – Relapse/Recital]

Se a euforia foi imensa quando começaram a circular os rumores, em 2002, de que os norte-americanos Suffocation iriam regressar ao activo, esta ainda se fez sentir com maior intensidade quando a banda voltou a pisar os palcos em 2003, e, um ano depois, lançou "Souls To Deny". Este lendário grupo de Nova Iorque, por muitos responsabilizado por ter mudado a face do death metal injectando-lhe uma outra profundidade, técnica e complexidade, nomeadamente com a edição de "Effigy Of The Forgotten", o seu álbum de estreia de 1991, operou assim o seu regresso e pôs fim a um hiato de cerca de meia década motivado por um estado de divergência interna que os manteve em "branco" desde o lançamento do EP "Despise The Sun", em 1998.

Num cenário muito recorrente hoje em dia, a banda juntou-se - no seu formato original - e reacendeu a chama, ou pelo menos foi essa a promessa, de um movimento que ela própria ajudou a fundar. Tanto para os fãs como para os críticos, o regresso em 2004 com "Souls To Deny" honrou o legado da banda, ainda que seja sempre difícil recriar o sentimento, na totalidade, que acalentavam nos tempos áureos do estilo e do início da sua carreira. Até porque os tempos são outros. "Suffocation" é o segundo tomo deste regresso e desta nova era na sua carreira, bem como um manifesto de talento inato, pois a essência dos Suffocation permanece intacta. Ainda assim, consegue-se sentir um certo "sangue" novo a brotar das composições deste quinteto liderado por Frank Mullen, sem que isto represente, como já foi dado a entender, um amaciar do seu peso ou qualquer tipo de processo de mediatização. "Suffocation" é um álbum pleno de fúria e tatuado com a marca indefectível dos seus autores, mas ligeiramente mais "límpido" do que os seus primeiros álbuns. Tecnicamente a banda também continua competente, mas mais uma vez sente-se alguma vulnerabilidade para alcançar a sublimidade do seu fundo de catálogo.

De qualquer forma, as composições são apelativas e este disco homónimo está longe de constituir uma desilusão para os fãs de Suffocation ou qualquer outro apreciador de death metal. Porém, sendo uma barreira psicológica ou não – circunstância discutível - continua a saber a pouco em relação a obras primas como "Effigy Of The Forgotten", "Breeding The Spawn" ou "Pierced From Within".

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...