photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

LA FIN DU MONDE
“Monolith”

[CD – Catharsis PR]

Os apreciadores de cerveja poderão ter pensado em alguma conexão entre esta banda e a famosa bebida canadiana, mas os La Fin Du Monde são puro acaso do destino, em vários sentidos, e até nem se sabe se gostam de cerveja... Formados em 2004, o grupo oriundo de Chico, na Califórnia, tinha programado alguns concertos para logo após aposentar-se já que um dos seus elementos tinha planos de ingressar nos Marines. Confessam os mesmos que a vontade de se expressarem musicalmente era enorme e gostavam tanto do que haviam criado que era quase uma necessidade continuar.

E pode-se dizer que esta foi uma decisão feliz e perfeitamente válida já que após seis anos os La Fin Du Monde contam com quatro discos, incluindo este “Monolith”, e uma personalidade musical absorvente e cativante. Embora possamos dissecar as suas influências no âmbito do, tão em voga, post-rock/metal, o que estes cinco músicos propõem é, acima de tudo, muito sólido e capaz de nos envolver fortemente ao fim de poucas audições.

Para além da particularidade de não terem voz, os La Fin Du Monde, servem-se de dois baixistas para adensarem o seu som. São também progressistas natos e a sua música flui livre de preconceitos ao nível da composição. É aí que entra a sua veia jazz. Quase não seria preciso também falar em dinâmica: os seus temas variam de picos controlados de expressão instrumental para atmosferas calmas, harmoniosas, melancólicas e… outras, simplesmente, estranhas.

É no fundo, mais do que o eterno problema das influências, a forma de composição descomprometida mas honesta, inebriante mas translúcida que tem valido tanto respeito de muitos apreciadores de música alternativa e independente por esse mundo fora. E a isso os La Fin Du Monde não devem passar despercebidos.

[8/10] N.C.

Estilo: Post-Rock/Metal/Progressivo/Jazz

Discografia:
- "Monolith" [CD 2010]

www.myspace.com/lafindumondeband
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...