photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

LUNARIS
“Cyclic”

[CD – Earache/Recital]

“Cyclic” é o primeiro disco dos noruegueses Lunaris que vem sugerir uma nova abordagem e revolução nos meandros do black metal escandinavo. Basta atentarmos aos comunicados promocionais que vêm no layout deste CD e logo nos apercebemos desta vontade premente. Compreende-se a luta actual, principalmente por parte das editoras, para trazer de volta a genialidade e a criatividade das bandas que fizeram deste um género tão popular no início dos anos 90, mas a verdade é que não basta só isso e os próprios músicos parecem também pouco inspirados para tal.

Quando olhamos para o leque de ilustres convidados que fazem parte deste álbum, bem como para os músicos que o compuseram, até conseguimos imaginar que as coisas desta vez poderiam ser um bocado diferentes ou pelo menos em parte. Os Lunaris são compostos por personalidades de grande destaque como Asgeir Mickelson [dos Spiral Architect, Borknagar, ex-Testament], Azarak [Spiral Architect e Satyricon], Maztema [Spiral Architect] e Balfori [1349]. Como convidados estão os prestigiados Steve DiGiorgio [Testament, Death, Sadus e mais recentemente Vintersorg, em jeito de colaboração], Eric Peterson [Dragonlord, Testament] e Steinar Sverd Johnsen [Arcturus, ex-Covenant].

Apesar disso, este elenco de luxo não chegou para garantir uma obra deveras surpreendente. O que se encontra aqui é uma mistura entre death e black metal, ambiciosa, diga-se, cheia de boa intenção, mas que não chega para reflectir uma inspiração daquelas mágicas que abençoam os trabalhos de referência. Porém, o trabalho mostra-se bastante interessante em alguns momentos. A vontade de marcar a diferença e navegar por campos mais melódicos e ambientais vem em temas como “Slaves Of Opinion”, “Casualties Of Piece” e Altruismens Gravol” [este último a ser quase uma balada acústica interessante, todavia]. Aqui e ali podemos ainda encontrar vozes limpas e alguns teclados.

Em suma, um trabalho que não chega para surpreender mas que não desilude por completo.

[6/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...