photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CRIMFALL
“As The Path Unfolds…”

[CD – Napalm Records/Fiomúsica]

Anunciar mais uma banda de epic folk metal quando o estilo se torna particularmente mais popular, mas a fórmula criativa [como aliás seria de esperar quando a coisa se torna trendy] começa a ficar repetitiva e pouco entusiasmante, pode causar sentimentos claramente ambíguos. De uma parte a estratégia comercial da editora [ou até da banda] pretensiosa de mais para convencer o menos exigente dos consumidores, mas do outro a consciência de que bons trabalhos têm saído desta “cantera”, nomeadamente finlandesa, e que há que, ainda de ânimo algo pesado, dar uma oportunidade a certos a projectos.

Este é muito jovem e estreia-se logo na casa da influente Napalm. Nem mesmo esta é infalível nas suas apostas, mas aqui a pontaria não foi muito ao lado. Orquestrações imponentes, dicotomia bela-monstro, melodias penetrantes e peso, também ele e ainda bem, em dose muito aceitável. Numa apresentação sumária dos elementos que condimentam este projecto tudo pode parecer banal, e não estará muito distante disso, mas há detalhes como a voz torpe de Mikko Häkkinen em simbiose com a voz, felizmente não soprano, mas sim doce e muito personalizada, ainda que plena de força, as orquestrações dignas das melhores bandas-sonoras de filmes medievais e a curiosa capacidade de se soar fácil de digerir mas estar ainda distante de uma produção mainstream em que todos os refrões são pensados ao milímetro para constituírem singles arrebatadores.

Há uma sobriedade e um talento aqui cativantes apesar de todos os tiques do género cá constarem. Contudo, para uma estreia e para uma banda com apenas dois anos seria difícil pedir muito mais… e o que já oferecem é digno de registo.
[8/10] N.C.

Estilo: Epic/Folk Metal

Discografia:
- “Burning Winds” [Demo 2008]
- “As The Path Unfolds…” [CD 2009]

www.crimfall.com
www.myspace.com/crimfall
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...