photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SUCH A SURGE
“Alpha”

[CD – Nuclear Blast/Mastertrax]

Apesar de andarem nessas lides há já dez anos, esta é a primeira vez que entro em contacto com estes germânicos. Trata-se de um nome que anda ainda à procura do seu lugar ao sol no meio metaleiro europeu, os Such A Surge, uma banda muito badalada, especialmente no seu país, e para que se compreenda isso basta referirmos que os seus dois últimos trabalhos foram lançados, nada mais nada menos do que pela Epic e pela Sony Music. Ou seja, temos já aqui um caso de banda que já não está no plano underground mas sim num “mainstream”. Mesmo assim este estatuto ainda não lhes valeu o suficiente para que estejamos aqui em Portugal a delirar com o som dos Such A Surge. Acredito que este seja sempre mais um caso de sucesso caseiro do que propriamente à escala global, até porque, por mais que não queiramos aceitar este facto ou nos tentemos demonstrar de espirito o mais possível aberto, ouvir música cantada em alemão é sempre uma experiência algo desconfortável. Logo por aí compreende-se a dimensão restrita da popularidade dos Such A Surge, porque acredito até que se cantassem em inglês poderiam chegar muito mais longe e é um facto que o que fazem é bem feito.

Sendo assim, os Such A Surge mostram musicalmente uma abordagem que vai desde o puro rock’n’roll – cru e sujo – ao stoner de uns Queens Of The Stone Age, até ao mais melódico nu-metal, passando pelo hardcore e pelo metal. Contudo, com a ameaça inicial e saborosa de um álbum pleno de atitude rock’n’roll – indiciadas por “Ueberfall”, “O.K.” [com um solo hard rock delicioso] e “Was Jetzt”, logo logo começamos a entrar nas baladas e nos temas mais radio friendly, alternando ocasionalmente com temas mais agressivos. No plano dos temas suaves temos “Alles Was Mir Fehlt” que – convínhamos – até nos cativa, com a curiosidade dos violinos subtilmente inseridos no fim do tema. Temos ainda uma guitarra country a complementar os raps de Oliver Schneider e Michel Begeame em mais um tema de potencial orelhudo. Logo de seguida podemos conferir como soariam os Such A Surge se cantassem em inglês com o tema “Instant Replay” e logo de seguida mais um tema calmo – “NachtAktiv”. “Mission Erfuelt” é um tema calmo na tradição das bandas de nu-metal, e não fosse os temas iniciais e o curto mas potente “Blender” e teríamos aqui um disco muito trendy com perspectivas muito comerciais.

De qualquer maneira os Such A Surge são, indiscutivelmente, bons compositores e conseguem em alguns momentos demonstrar boas ideias, embora soem pouco ousadas e tudo isto resulte numa pálida amostra daquilo que uma banda já tão experiente como os Such A Surge pode e deve fazer.

[6/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...