photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SIMBIOSE
“Fake Dimension”

[CD – Rastilho Records]

O regresso de uma banda com o carisma de uns Simbiose num underground local que por vezes carece de convicção [daquela à antiga], é naturalmente de saudar. Constatar que este veterano grupo lisboeta continua pleno de fibra, não mostrando qualquer sinal de cansaço ou de baixar os braços face à sua luta contra o que considera o podre do Homem, do mundo e da sociedade, deve ser um dado de orgulho para todos nós. Com uma arma de arremesso letal como é a do seu crust-punk/d-beat fortemente inspirado pelos Extreme Noise Terror, Doom ou Discharge, entre muitos outros nomes que criaram a verdadeira seiva do estilo nos anos 80, o, hoje em dia, quinteto nacional não podia regressar em melhor forma depois de um “Evolution?” que, embora interessante, apresentou uma monotonia algo anormal.

Já “Fake Dimension” acaba por ser talvez o disco mais variado dos Simbiose até à data. Por um lado teremos provavelmente algumas das faixas mais pesadas e rápidas do grupo como “Sem Moral” mas por outro as mais melodiosas [“Can’t Understand” e “Evolução é Regressão” com a participação de João Ribas dos Tara Perdida]. No fundo, é isto que poderá tornar este um disco muito importante e emblemático no processo de crescimento do grupo de Jonhie e Hugo [vozes], Nuno [guitarra], Bifes [baixo] e Luís [bateria]. Uma vez que o estilo não é dado a grandes experimentações reside na capacidade de apurar a composição e equilibrar a sua dinâmica, mesmo que dentro de um padrão rígido, de forma a salvaguardar a sua longevidade.

Ao mesmo tempo, um dos aspectos que distancia este de outros trabalhos dos Simbiose é a produção. Mais cristalina e potente, cortesia do experiente Ulf Bloomberg, a verdade é que também estranhámos a dissipação de uma certa porção de sujidade em relação a clássicos como “Naked Mental Violence” e “Bounded In Adversity”. Seria sinal de um fundamentalismo conservador se disséssemos que preferíamos as gravações antigas do grupo. Naturalmente, tem que haver progresso e assim todos os detalhes recebem o devido destaque, mas confessamos que fez diferença ouvir uns Simbiose mais “limpinhos” desta vez. Mas, no fundo, tudo isso pouco interessa quando uma das bandas mais “selvagens” do panorama nacional continua a mostrar uma qualidade e convicção dignas de registo.

[8/10] N.C.

Estilo: Crust/Punk/D-Beat

Discografia:
- “Naked Mental Violence” [CD 2001]
- “Bounded In Adversity” [CD 2003]
- “Evolution” [CD 2007]
- “Fake Dimension” [CD 2009]

www.simbiose.no.sapo.pt
www.myspace.com/simbiose
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...