photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

INSANIAE/MOURNING LENORE
“Daemonium 3th Anniversary Celebration”

[Split CD – Edição de autor]

É perfeitamente justo fazer honras de apresentação a este trabalho “bicéfalo” realçando o nobre esforço, tanto de bandas como do seu editor – o blog nacional Daemonivm - que conseguem, por seus próprios meios, dar visibilidade à música de mais dois projectos emergentes nacionais a necessitarem sempre de todo o apoio. Entretanto, muitos já devem ter ouvido falar dos Insaniae, até porque se formaram a partir dos extintos Dogma. Eles são uma banda de doom/gothic metal formada em 2003, no Tramagal, que para além da sua competência musical, enriquecem, em muito, a sua “imagem” por versarem na sua língua materna.

Numa altura em que o doom apresenta um catálogo nacional de elevadíssima qualidade, onde os principais protagonistas serão os Process Of Guilt, Before The Rain e Painted Black, não será, por isso, de estranhar que a corrente se estenda a possíveis seguidores que se inspiram no grande talento de seus conterrâneos, e não só. O denominador comum aqui é, acima de tudo, a qualidade e daí a satisfação de todos. Em dois temas aqui propostos, totalizando cerca de 22 minutos, somos capazes de, entre outras coisas, identificar o crescimento da banda desde o seu álbum de estreia, “Outros Temem os que Esperam Pelo Medo da Eternidade”, lançado em 2005.

A gravação competente de Fernando Matias nos Urban Insect Studios é também um factor que beneficia, em muito, o aspecto destes temas, mas as bandas aqui intervenientes sabem bem como mover-se nestes terrenos sombrios e pantanosos que são os do doom de espírito bastante melancólico e pesaroso. Sem qualquer pretensão de inovar, para além do factor de cantarem em português, os Insaniae acabam por convencer por alguns excelentes interpretes, principalmente a dupla de vocalistas formada por Isabel Cristina e Diogo Messias, e por um ambiente que harmoniza bem decadência com melodia. No entanto, fica a chamada de atenção para que se se quer fazer temas longos, é conveniente traçarmos um plano de dinâmica, principalmente, rítmica e estrutural mais rica e variada. Pouco mais de dois ritmos ao longo de dez minutos pode-se tornar verdadeiramente monótono. Aspectos que, estamos certos, a banda saberá colmatar até pela relativa experiência que já tem nessas andanças.

Ainda com pouquíssima experiência no meio estão os Mourning Lenore que estreiam-se neste split CD com dois temas dissuasores de qualquer ideia que pudesse haver de que se tratariam de uma banda ainda muito débil e/ou amadora. Antes pelo contrário. A receita é também o doom talvez de mais acentuado teor gótico, fazendo de início lembrar as linhas melódicas de Paradise Lost, mas que, ao mesmo tempo, soa mais distorcida do que, por exemplo, a dos seus companheiros de disco. Embora nem sempre este peso soe o mais convincente, os dois temas que os Mourning Lenore apresentam ficam facilmente na “retina” e superam até, diria, qualquer expectativa que pudesse haver em relação à sua estreia.

Muito sensíveis ao criar linhas melódicas o grupo consegue, nomeadamente, em “Patterns Of Emptiness” criar um tema fortíssimo em termos de emoções com um solo bluesy capaz de nos arrebatar os sentidos desde a primeira audição e a fugir um pouco à tendência de composição deste tipo de bandas. Para uma primeira amostra de uma banda formada em 2008, não se poderia pedir mais. Ficam neste trabalho vaticinados dois grandes talentos e o símbolo dos felizes gestos que o nosso underground consegue consumar quando temos pessoas empenhadas na promoção do que é nacional.

[/] N.C.

Estilo: Doom/Gothic Metal

Discografia:
Insaniae – “Outros Temem os que Esperam Pelo Medo da Eternidade” [CD 2005]
Mourning Lenore – "Daemonivm 3th Anniversary Celebration" [Split CD 2008]

www.myspace.com/insaniae
www.myspace.com/mourninglenoredoom
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...