photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BELPHEGOR
"Goatreich-Fleshcult"

[CD - Napalm Records/Recital]

Se o anterior “Lucifer Incestus”, lançado no ano passado, já vinha evidenciando o progressivo crescimento dos Belphegor, “Goatreich-Fleshcult” vem agora complementar esta ideia e mostrar-nos um colectivo num nível cada vez mais elevado de qualidade e maturidade. Após dez anos de carreira pautados por uma sonoridade mais black que death, os Belphegor chegam a esta fase num âmbito muito mais brutal, técnico, rápido e sempre demoníaco.

Como se percebe rapidamente à primeira escuta, até mesmo pelo aspecto do layout, “Goatreich- Fleshcult” é o seguimento lógico de “Lucifer Incestus” só que aqui, mais do que nunca, se começa a denotar e a sentir uma verdadeira coesão a nível de ideias e visão de trabalho, já que a nível técnico e de rapidez/brutalidade a banda continua igual a si própria e fiel ao seu pressuposto de demolição e profanatismo. A começar pelos riffs de guitarra que se apresentam agora muito mais atraentes e a capacidade de dosagem dos níveis rítmicos do disco. Ou seja, aqui para além de se manter a velocidade ultra-sónica dos blastbeats de Torture, conseguimos vislumbrar momentos de abrandamento, mais compassados, que tão deliciosamente resultam na dinâmica geral do disco. Neste espectro, temos temas como “Kings Shall Be Kings”, “Festum Asinorum Chapt. 2” e “Sepulcre Of Hypocrisy”, este último numa toada quase doom, com um ritmo inicial a fazer lembrar uns My Dying Bride.

Definitivamente mais coesos e a transpirar outra frescura, os Belphegor demonstram finalmente querer criar um trabalho e não apenas destilar brutalidade e rapidez desenfreada. Um espírito que terá sido eventualmente gerado pela preservação do line-up da banda de há um ano para cá, e de um colectivo que, ao fim de 11 anos, já seria inevitavelmente de esperar esse nível de personalidade. No entanto, acreditamos que estes austríacos ainda terão muitos trunfos para mostrar no futuro... Basta que continuem a ser ousados e não se confinem a nenhum lobbie ou tradicionalismo castrador.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...