photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SPEKTR
“Near Death Experience”

[CD – Appease Me/Candlelight/Recital]

Se atentarmos que a arte tem os mais variados conceitos e maneiras de atingir os sentidos e percepções humanas, podemos depreender que de um lado ficarão, obviamente, os mais puros e benévolos e do outro um campo profundo de sentimentos desprovidos de luz e encobertos em trevas. Querendo ou não, cada uma destas formas representa para nós experiências obrigatoriamente implícitas em quem vive e as sente ao seu redor. Na forma musical, felizmente temos a possibilidade, consoante o valor da obra, de quase sentir nas vísceras o seu espectro quer seja de cariz positivo ou negativo, sem, no entanto, haver uma influência física, quanto muito psicológica. Trata-se tudo de uma questão de profundidade... Este é, por ventura, o maior denominador de qualidade de uma obra.

Funcionando como uma verdadeira experiência, surge-nos então os franceses Spektr, lançados pela Appease Me, hoje subsidiária da Candlelight Records. Este é já o segundo registo da dupla kl.K e Hth, formada em 2000, cujos objectivos continuam a ser instalar a total devastação na alma de quem os escuta. “Near Death Experience” é um título que não podia estar mais bem empregue a este disco. O preparado ambiental, suportado por um black metal primitivo e ruidoso, rematado com uma preponderante presença electrónica, faz destas nove faixas e dos seus 47 minutos uma viagem tortuosa, doentia e totalmente tenebrosa. Muitas passagens ambientais, alucinadas e fantasmagóricas, mergulham-nos frequentemente em pensamentos obscuros. As explosões sonoras provenientes do seu black metal que podemos aproximar a uns Khold, Emperor ou Swans, são talvez insuficientes para as considerarmos as causadoras destas sensações, pois cabe mesmo aos sintetizadores e à electrónica a grande responsabilidade das atmosferas que são, realmente, o verdadeiro sumo desta narrativa sonora – muito ao jeito do que fazem os Sunn O))).

Desta forma, os Spektr destacam-se na senda das bandas de um universo extremo cada vez mais incumbido de quebrar barreiras e conceitos musicais. No caso do metal, isto por vezes pode resultar em trabalhos extremamente difíceis de deglutir, e como já devem ter percebido, “Near Death Experience” é tudo menos um produto de fácil digestão. No entanto, caso se considere um ouvinte aventureiro e de mente aberta, este trabalho pode ser muito interessante. Contudo, não se deve livrar de alguns arrepios na espinha e alguns suores frios, principalmente se estiver a ouvir este disco de auscultadores numa sala pouco iluminada.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...