photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

MIND ODYSSEY
“Time To Change It”

[CD – Napalm Records / Recital]

Dados como extintos seis anos depois da sua formação, corria o ano de 1999, altura em que Victor Smolski se junta ao colosso germânico Rage, as peripécias de uma nova odisseia musical tomam de novo lugar num novo trabalho dos Mind Odyssey que muitos provavelmente não esperariam nesta altura do campeonato. Para alguns a existência deste colectivo pode ser completamente irrelevante já que nunca chegou a atingir um sucesso extraordinário, mas para outros, a forma progressiva como o grupo começou delinear o seu som, nomeadamente na despedida “Signs”, deixou um grande amargo de boca aquando da sua separação.

Este trio germânico, fortemente suportado pelo talento de Smolski e do vocalista e fundador Mario LeMole traz, no fundo, para o século XXI uma sonoridade heavy tradicional de espasmos progressivos adaptada por um peso e produções modernas. Em primeira instância é o peso das guitarras que sobressai como uma das principais diferenças para os Mind Odyssey de hoje em dia, atingindo proporções “meshuggahdas” em “Final Fight” no qual, dá a impressão, usaram uma guitarra de oito cortas para gravar. Ao longo do disco percebemos também que a banda está muito mais profícua na criação de canções e o groove é agora um elemento muito mais em foco em detrimento da típica velocidade do Power Metal que assumiam no início da sua carreira. LeMole também está agora muito mais sóbrio e controlado, abandonando o registo agudo que, de certa forma, o tornava num vocalista mais comum. Sendo que a banda também já não esconde a sua sedução pelo metal progressivo, embora sem obsessões, a técnica é um meio importante para dar magnitude a este álbum. Smolski, aqui também, superiormente, ao piano, confronta-se não raras vezes com a guitarra naquele despique pergunta-resposta entre instrumentos solistas típico neste género musical mas que, quando bem feito, chega sempre para nos fazer vibrar.

Embora “Time To Change It” não venha servir de tábua de salvação para um grupo que pelo seu tempo de existência e talento presente nas suas fileiras já devia estar noutro patamar de reconhecimento, não é, porém, um mau registo dentro da sua discografia e pode surpreender quem gosta de Heavy Metal melódico, com forte carga rítmica, progressiva e um cheirinho a escola antiga.

[6/10] N.C.

Estilo: Heavy Metal Progressivo

Discografia:
- “Keep It All Turning” [CD 1993]
- “Schizophenia” [CD 1995]
- “Nailed To The Shade” [CD 1999]
- “Time To Change It” [CD 2009]

www.mindodyssey.de
www.myspace.com/mindodyssey07
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...