photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BELOW THE LINE
“Ode To St. Chris”

[MCD – Casket Music/Copro/Recital]

De quando em vez surgem projectos apostados em prestar homenagem a estilos que se foram desfragmentando ao longo dos anos. Muitos rituais revivalistas se têm propagado actualmente, nomeadamente em relação ao rock clássico dos anos 70 e 80 – os Wolfmother são um desses casos.

Contudo, não é de rock retro que vamos aqui falar mas de uma moda que floresceu no início dos anos 90 e que, para quase todos, foi enterrada em 1994 com o desaparecimento de Kurt Cobain. Falamos do grunge, como é óbvio, no caso dos Below The Line mais inspirado em Bush e Pearl Jam do que propriamente em Nirvana. Contudo, este quinteto britânico aplica ao seu grunge um metal moderno característico da segunda metade dos anos 90, sem que isto corresponda a rap metal na onda Limp Bizkit.

Instrumentalmente, o que encontramos em “Odes To St. Chris” é um som sempre compassado, com guitarras simples e até minimalistas, e uma melancolia adjacente próxima de uns Chevelle. De qualquer maneira, a forma como os seus riffs se estendem sem oferecer variações torna-o demasiado monótono. A produção também não ajuda muito e a maneira como a voz de Andy Hutton se assemelha à de Gavin Rosdale e Eddie Vedder tornam ainda as coisas mais difíceis de serem encaradas. Sentimos ainda mais o sobrolho a franzir quando Hutton exercita o seu [frágil] registo berrado... Talvez devesse mesmo ficar-se só pelo limpo e passar a tarefa a outro com maior capacidade.

Resumidamente, os Below The Line até se podiam tornar mais interessantes se tivessem surgido noutra época, mas a palidez e desinspiração que envolve as cinco composições de “Ode To St. Chris” obstrui-lhes logo à “nascença” a propensão para apelar a qualquer ouvinte mais exigente.

[5/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...