photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

WITH PASSION
“What We See When We Shut Our Eyes”

[CD – Earache Records]

Já quase de forma estereotipada e premeditada se vira as costas ao metalcore a cada vez que surge um disco do género. A mesma forma deliberada que colocou o género no topo com o estatuto quase profético de nova moda resguardadora do futuro do metal durante os próximos tempos. Ora como tudo o que tem força para conceber tem força para destruir, todos os esforços do género que chegam ao mercado actualmente já vêm com um selo de desprestigio e fim de validade. E em muitos casos até há razões para se fazerem estas acusações. Por outro lado, também bem sabemos que associado a uma nova corrente musical estará sempre igualmente o estigma da forma abusiva como a indústria discográfica explora estas mesmas correntes até as tornar inassimiláveis para o público.

Sem dúvida, já testemunho de melhores dias, tendemos a acreditar que o espectro metalcore já nem busca nada de novo. No entanto, consegue ainda assim ter espaço para uma certa “libertinagem” para explorar inadvertidamente e com pressupostos de extremização certos campos do metal. Os With Passion, de Sacramento, formados em 2002, são o exemplo de uma banda que, não acrescentando nada ao género, consegue cativar pela sua rebeldia e destreza, tanto técnica como de composição. Este trata-se do longa-duração de estreia dos With Passion e que sucede ao EP “In The Midst Of Bloodied Soil”. Se a banda já havia demonstrado a sua capacidade complexa de tocar, com este álbum a fórmula é elevada ainda mais.

A banda apresenta aqui, acima de tudo, um metalcore como já se deu a perceber, embora diluído em várias influências todas elas pouco mainstream, o que torna o resultado mais apetecível. Não conseguimos apontar aqui uma só influência mas várias. O som dos With Passion consegue ser bastante abrangente atingindo a complexidade de uns Sleep Terror ou Between The Buried And Me com um toque death técnico na linha de uns Necrophagist, sempre demarcados pela sua versatilidade. As mudanças rítmicas são mais que muitas, embora, verdade seja dita, isto não contribua muito para a digestão fácil deste disco. Mas ainda assim, podemos dizer que é uma situação mais honrosa do que aquela em moldes que levam a um esgotamento precoce. A acrescentar a isso os With Passion possuem uma técnica muito apurada e uma concepção musical bastante ousada que faz da sua música uma experiência quase esquizofrénica.

No entanto, numa “medalha” com esta face, o seu reverso é inevitavelmente o da pouca harmonia. Neste caso o da música que pudesse ficar retida mais facilmente no ouvido. Apesar de valorizarmos a extravagância musical dos With Passion estes cinco músicos não perderiam nada se aliassem alguns ganchos ao seu produto que pudessem magnetizar e aproximar o ouvinte. Será certamente uma opinião discutível e até diria inquestionável uma vez que a convicção com que os With Passion se apresentam neste trabalho e já apresentaram no anterior, faz-nos crer numa defesa peremptória das suas origens musicais, relegando qualquer facilitismo. Contudo, mantemos a crença de que a banda poderá manter-se absolutamente fiel aos seus propósitos mudando um pouco a sua forma de compor no sentido de tornar os seus temas mais memoráveis.

[7/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...