photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CRIONICS
"Armageddon's Evolution"

[CD - Candlelight/PHD/Recital]

Se já é de todo sabido que para acorrermos à altura do boom black metal e ao período em que nasceram as mais geniais obras do género tenhamos que recuar mais de uma década atrás, também já todos devemos estar consciencializados de que hoje, muito dificilmente, se conseguirá superar os níveis de qualidade e criatividade de outrora. Hoje o estilo vive de alguns golpes de génio, como por exemplo dos Enslaved ou Behemot, mas a cena carece verdadeiramente da dimensão de outros tempos.

Todavia, há quem recrie, recrie bem e seja bom musico… É o caso dos polacos Crionics, a lançar o seu terceiro álbum e a provar que não estão aqui para inovar – nem nos parece que seja essa a sua intenção – mas sim para tocar bom black metal sinfónico. E isto este trio consegue-o com grande mestria e consegue mesmo impor respeito às suas bandas de referência. Falamos de ícones tão relevantes como Dimmu Borgir e Emperor, as supremas influências dos Crionics. Para o bem ou para o mal, a maneira tão fiel e competente como a banda recria o legado destas duas bandas, acaba inevitavelmente por desembocar na falta de originalidade. No entanto, a extrema potencialidade técnica dos seus intervenientes fazem deste um trabalho muito sólido, não deixando nada a dever às suas inspirações, faltando só mesmo a personalidade própria.

Numa breve análise aos temas, fico com uma breve impressão de que “Xenomorphized Soul Devoured” poderá ser dos temas que se realçam mais, talvez pelo balanço mais pesado e compassado, criando assim alguma dinâmica e quebrando assim a monotonia que os frequentes blastbeats e ritmos acelerados geram no trabalho. Também os típicos trechos instrumentais e sinfónicos marcam presença neste trabalho – “Chant Of Rebel Angels” – e até uma voz limpa em “Disconnected Minds” que, apesar de parecer uma ideia menos previsível, parece querer soar claramente ao registo usado por Vurtox nos Dimmu Borgir, embora longe do seu potencial.

Perante o valor da banda e dos seus músicos até nos sabe algo injusto estarmos a apontar-lhes aspectos negativas, mas realmente a única coisa que falta aqui é demasiado importante para que possamos estar completamente satisfeitos com o seu trabalho – a genuinidade. Não obstante, esta é uma excelente banda que sabe exactamente como recriar Symphonic Black Metal.

[7/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...