photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

URSKUMUG
“Am Nodr”

[CD – Ledo Takas]

Sendo os países bálticos pouco representativos em termos de Metal extremo, nunca deixa, por isso, de ser curioso cruzar conhecimento com projectos forjados no seu underground. Desta feita a atenção vai para o segundo álbum dos Urskumug, banda de Riga, na Lituânia, formada em 2001 e que carrega consigo uma filosofia pagã contígua a um black metal fortemente evocativo das raízes norueguesas.

“Am Nodr” é pródigo em ambientes frios e ancestrais o que leva a banda a assumir um visual deliberadamente tribal ao vivo. Tão retro quanto propenso a algum experimentalismo, os Urskumug revelam-se como um colectivo de mente aberta e ciente de que não será por obstinações conservadoras que este trio de leste vai fazer vincar a sua arte. O mérito está no equilíbrio dos universos que aqui se cruzam, sem nunca serem demasiadamente radicais ou capazes de gerar qualquer choque de conceitos. Até porque projectos como Enslaved ou Negura Bunget já provaram que o black metal pode ser também sinónimo de evolução e não necessariamente um estilo que tem que manter-se na “pureza” das suas raízes.

Aqui sentir-se-á a pútrida essência do black metal, com seus riffs gélidos e blast beats rápidos e em proporção suficiente para não deixar qualquer “extremista” desiludido, mas ao mesmo tempo a maior característica da banda estará na forma até algo progressiva como aplica os seus teclados, ora mais psicadélicos, ora mais folclóricos mas nunca se tornando sinfónicos, e também na aplicação de alguns [poucos] efeitos que trazem alguma modernidade a este conjunto de temas. Também alguns excertos de falas em lituano ajudam grandemente a sentirmo-nos embebidos na peculiar cultura báltica.

A tudo isso só falta juntar algumas quebras interessantes e imprevisíveis nas suas composições e um ou outro riff mais balançado e moderno. A qualidade da gravação é também uma grande mais-valia para este trabalho que assim ganha mais peso e uma perceptibilidade indispensável. “Am Nord” acaba por ser, feito um balanço final, uma agradável surpresa já que mostra uma banda desperta para as necessidades de contornar a animosidade perante tudo o que ameace espoliar as regras primordiais do black metal estando ao mesmo tempo muito longe de se revelar um filho bastardo desta corrente reconhecidamente nórdica.

[8/10] N.C.

Estilo: Black/Pagan Metal

Discografia:
- “Pareja” [CD 2004]
- “Am Nodr” [CD 2006]
- “Passover” [CD 2007]

www.myspace.com/tribalblackmetal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...