photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BELEF
“Infection Purification”

[CD – Candlelight/PHD/Recital]

“Infection Purification” é o álbum de estreia dos franceses Belef e, à primeira vista, a capa do álbum deixa logo adivinhar um conteúdo violento, extremo e tortuoso. Apesar de “animado”, o seu visual não deixa de transmitir uma certa agressividade, mas da mesma maneira que esta agressividade não chega sequer para ser convincente e assustadora, a própria música dos Belef e de “Infection Purification” são também um reflexo perfeito da irrisoriedade e da banalidade que o seu próprio layout demonstra.

Os Belef são uma banda de black metal extremo, de inspiração necro e de orientação bem tradicional, como o prescrevem nomes como Marduk ou Dark Funeral. Acontece que, por mais absurdo que pareça, há ainda editoras que continuam a assinar bandas que mais nada fazem do que recriar o que outros criaram noutras alturas, e ainda por cima – mais grave – quando este remake é feito sem o mínimo de inspiração ou relevância artística.

“Infection Purification” é, evidentemente, uma tortura extrema, quase tão tortuosa quanto o ferro quente em forma de pentagrama que marca a coxa da menina da capa, pois é de absoluta ausência de dinâmica que se faz a música dos Belef. Riffs de guitarra sem carácter, sempre muito iguais, diabólicos é verdade, mas sem a mínima criatividade ou capacidade de nos deixar a ansiar por uma próxima audição. A bateria quase em absoluto regime de blastbeat ao longo de todo o álbum [cerca de 50 minutos] … Como se pode resistir a uma tortura destas? Desligando a aparelhagem sonora ou então adormecendo que, acreditem, perante tanta monotonia e apesar da violência debitada, não será assim tão difícil.

Apesar de apresentarem bons recursos técnicos, os Belef demonstram uma total ausência de ideias e personalidade, o que faz com que só consiga aconselhar este disco a incondicionais do género. E, mesmo assim, falamos de gente com muita paciência e não propriamente de ouvintes exigentes, antes pelo contrário. Exigentes terão que ser urgentemente os Belef, consigo próprios, e repensar rapidamente o que querem da sua carreira.

[3/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...