photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SHADOW CUT
“Pictures Of Death”

[CD – Firebox/Recital]

Prolífera em termos de metal, a Finlândia traz-nos mais um acto de black/death metal proveniente de vultos bem conhecidos do meio metaleiro local. Falamos de Repe F.W. Misanthrope [baterista ex-Impaled Nazarene] e M. Harvilahti [baixista dos Moonsorrow] que para aqui foram recrutados por Omnio [vocalista, guitarrista e mentor da banda] para a formação dos Shadow Cut e para a concretização deste “Pictures Of Death”.

De imagens de morte e violência se faz a maior parte do black/death metal que por aí circula, e este “Pictures Of Death” não foge claramente à regra. No entanto, não se pense que o facto de termos aqui membros dos Moonsorrow e dos Impaled Nazarene nos garanta à partida uma aproximação ao género de som que estes praticam/praticavam nas suas bandas de origem, pois este disco vive essencialmente de ritmos balançados, velocidade q.b. e alguma melodia. Como exemplos de verdadeiro groove temos “Pictures Of Death” [um dos melhores temas do disco] e o inicial “Drug/Murder/Them”.

Ao nível da rapidez e cariz black metal mais vincado temos “My Sweet Cult”. Quanto a melodia, ainda que muito esporádica, verifica-se a meio de “Throatcuts Nine” e “The End Of Humanity”, em exercícios não muito complexos mas de cativante conjectura, melodias que contribuem preciosamente para alguma dinâmica do disco que aqui se salva por raras ocasiões. Apesar de agradável em alguns momentos, é esta a razão porque este trabalho tende facilmente a cair no aborrecimento e no desinteresse – falta de dinâmica e irreverência que pudesse tornar estas malhas em algo mais desafiante para as nossas mentes.

Tudo muito previsível, onde falta a garra e o alento que dê mais brilho a estas composições. Um disco que não se pode classificar como medíocre mas que também está longe de ser considerado um disco de relevo dentro do género.

[6/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...