photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ESOTERIC
“Subconscious Dissolution Into The Continuum”

[CD – Season Of Mist/Recital]

Os Esoteric são o que se pode chamar uma autêntica viagem alucinogénica, fúnebre, obscura, tortuosa, dilacerante, claustrofóbica ao ponto de nos deixar quase em autêntico estado de cataplexia. O funeral death/doom metal desta banda inglesa remonta ao universo obscuro de bandas como os Skepticism, Unholy, Envoke ou Thergothon.

A debitar depressão musical há mais de uma década, os Esoteric [nome que diz bem do conceito restrito a que essa banda se propõe] chega agora ao seu quarto álbum de originais e sai assim um pouco do pequeno círculo misantrópico e anti-comercial a que, deliberadamente, se remeteu desde o início. Não que o seu som tenha mudado minimamente ou se tenha tornado mais acessível [longe disso] mas porque dessa vez o colectivo liderado por Greg Chandler possui uma nova editora e uma melhor distribuição que o permite sair, merecidamente, do anonimato.

O sucessor de “Metamorphogenesis”, de 1999, traz-nos uma dose desoladora e intensa de música pesada, ultra-vagarosa, ao ponto de nos provocar vertigens e naúseas, como se tivéssemos sido lançados num sítio alto e obscuro, sem oxigénio e estivéssemos a flutuar sem chão debaixo dos nossos pés. Com a música de “Subconscious Dissolution Into The Continuum” o mundo parece desabar sobre nossas cabeças e os fantasmas do passado parecem imergir de um túmulo para nos ensombrar.

“Subconscious Dissolution Into The Continuum” é composto por quatro faixas apenas que perfazem um total de 51 minutos de música; um claro sinal da “velocidade” lenta e tortuosa a que se desenrola este disco. Uma experiência deveras profunda e apocalíptica que não deverá ser submetida a almas mais frágeis ou em estado de convalescença emocional.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...