photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

OBLIQUE RAIN
“October Dawn”

[CD – Major Label Industries]

Quando há mais do que um simples jeito para se tocar e compor, não há forma de nos equivocarmos em relação à qualidade de um trabalho. Salta-nos tudo à cara. Quase nos apetece usar a célebre frase publicitária: “o algodão não engana”, com a diferença de que aqui a pureza tem trejeitos sombrios e crepusculares. Este segundo álbum vem simplesmente comprovar o que quase ninguém tinha dúvidas: os Oblique Rain são uma das mais excitantes e promissoras bandas do actual panorama alternativo nacional.

Para os que ainda os desconhecem, para além de correrem um sério risco de ficarem “out”, estão certamente a perder uma deliciosa e viciante viagem progressiva com origens na genialidade de bandas como Katatonia, Porcupine Tree e Opeth, estando salvaguardado um exercício muito honesto de criação e não uma reles reciclagem de influências. Neste regresso a banda apresenta-se mais melancólica, até como propõe o próprio título do disco. Porém, mantêm uma “luz” encantadora e tranquilizante. Não há depressão.

Estruturalmente, “October Dawn” é muito equilibrado. Todos os temas têm momentos que os tornam memoráveis, isso graças a uma grande inteligência e perspicácia na altura de escrever estes nove temas. A humildade também pode ser um factor que nos seduz neste trabalho, sendo que havendo aqui excelentes executantes não há exageros técnicos, mesmo sem deixarem de dar um ar da sua graça. Tudo gira, sobretudo, em volta do ambiente e da melodia, alguns rasgos de peso bastante densos, e uma filosofia de composição onde tudo se desenrola no tempo certo e nas medidas exactas. As harmonias vocais aqui apresentadas são igualmente hipnotizantes e não faltarão também os leads de guitarra a colarem-se aos nossos ouvidos.

Já havia sido dito, mas fazemos questão de sublinhar: “October Dawn” é, facilmente, um dos melhores discos alguma vez editados em Portugal.

[9/10] N.C.

Estilo: Prog/Dark Metal

Discografia:
- “Isohyet” [CD 2007]
- “October Dawn” [CD 2009]

www.obliquerain.com
www.myspace.com/obliquerain
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...