photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BLACK FLAME
“Imperium”
[CD – Regain Records/Fiomúsica]

É fácil perceber o espírito que estes italianos pretendem transmitir-nos bastando um breve olhar para o aspecto gráfico deste seu quinto longa-duração. Acrescentando uma rápida pesquisa ao seu percurso e percebendo da filosofia extremista a que se votaram, dogmaticamente, em 1999 não seria então de espantar que fosse agora que músicos com essas convicções se demovessem dos seus objectivos. Black metal sórdido, cáustico e de linhagem tradicional é o que podemos continuar a esperar dos Black Flame.

Contudo, se nesta corrente musical muitas vezes o conservadorismo é apenas uma teimosia sem grandes pressupostos ou preocupações artísticas, no caso destes transalpinos há lucidez suficiente para compreender a barreira que separa o passado do presente e o que deve ser o black metal na actualidade mantendo toda a lealdade para com as suas raízes e contribuindo com uma interpretação actual e livre de alguns preconceitos. Mesmo oriundos de um país sem grandes tradições no black metal, os Black Flame demonstram perceber perfeitamente com que linhas se cozem este “manto negro” e surpreendem pela forma como invocam a lugubridade, misticismo e frieza do estilo segundo os precursores escandinavos. Muito directo e honesto, sem recurso a manobras de diversão quer na sua música quer em termos promocionais, este trio destila o ódio de uns Marduk, Morbid Angel ou mesmo Gorgoroth, cujo guitarrista Infernus fez questão de os assinar para promoção na Noruega através da sua Forces Of Satan.

Isto tudo com o tal sentido subtil e muito cuidadoso de adaptar os seus sentimentos e música ao novo milénio, quer pela produção meia “cheia” mas sempre fria ao ponto de nos provocar queimaduras cutâneas, quer pela injecção de death metal aqui bem vincada por alguns ritmos velozes e pela voz cavernosa de Cardinalo Ítalo [em vez do típico registo mais estridente], fazem deste disco um disciplinado exercício de black/death metal com um feeling sempre podre e retro.
As letras, a imagem e os ambientes mais arrastados forjados pelas melodias de guitarra, como por exemplo no tema título, remetem-nos para um underground muitas vezes dado como extinto, mas que ao contrário do que se pensa continua presente e essencial para um bom lançamento do género. Melhor ainda quando o cruzamento de ideias, tempos e princípios encontram um ponto de harmonia… como aqui.

[8/10] N.C.

Estilo: Black/Death Metal

Discografia:
- “Orgiastic Funeral” [CD 2002]
- “The Third Revelation” [CD 2003]
- “Torment And Glory” [CD 2004]
- “Conquering Purity” [CD 2006]
- “Imperivm” [CD 2008]

www.black-flame.net
www.myspace.com/obf
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...