photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CRYPTIC WINTERMOON
“Of Shadows... And The Dark Things You Fear”

[CD – Massacre/Mastertrax]

Apesar de já existirem há uma década, os alemães Cryptic Wintermoon só agora chegaram ao conhecimento deste vosso escriba. Segundo a minha pesquisa ao seu passado, os Cryptic Wintermoon eram descritos como uma banda de black metal, mas neste seu novo trabalho o meu primeiro contacto deixou-me demasiado longe de os considerar uma banda deste género. E muito menos se pense que se está a falar aqui de um black metal primitivo e gélido, tipicamente das géneses norueguesas, pois se no seu passado a banda nem chegava a ser assim, hoje em dia são muito mais difíceis de descrever ou inserir dentro de um género isolado, mas sim convindo dividi-los por muitos.

Qual manta de retalhos, os Cryptic Wintermoon soam coesos e personificados o quanto baste para lhe prestarmos a devida atenção e se já com os anteriores trabalhos tinham vindo a surpreender, com este demonstram novo passo no seu crescimento como banda. Composições muito sólidas, embrulhada em riffs muito atractivos, numa dosagem muito equilibrada de peso e melodia e uma série de outros elementos que vão desde o gótico, ao dark e ao death metal sueco. O trabalho de teclas cria o preenchimento perfeito para estas composições que andam entre a brutalidade de um black e death metal, principalmente pelas vozes e por ocasionais arranques rápidos de bateria, e uma delicadeza e atmosfera góticas que fazem destes doze trechos um produto perfeitamente acessível a variados amantes do metal.

É este, efectivamente, o sinal que fica da escuta deste trabalho – muita coesão e variedade. Desta forma, o trabalho desperta interesse desde o início da sua escuta e mantém-nos atentos em quase todos os momentos do seu percurso. Alguns altos e baixos, principalmente na segunda metade do álbum é que acabam por prejudicar o seu balanço qualitativo, perante uma primeira metade de álbum muito bom, o que nos faz pensar que os Cryptic Wintermoon ainda nos podem dar muito mais no futuro… Só ao alcance dos verdadeiros génios, mas os Cryptic Wintermoon, pelo seu poder técnico e espírito aberto, ameaçam construir álbuns cada vez mais interessantes e coesos ao longo do tempo. Keep in touch.

[7/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...