photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DYING FETUS
“Descend Into Depravity”

[CD – Relapse/Major Label Industries]

Assegurar uma carreira com quase duas décadas sem interrupções e com o fulgor vergado pelos Dying Fetus é, por si, só motivo para nossas mesuras. E quando falamos em fulgor tem que ver com actividade na estrada e qualidade superior de cada um dos seus álbuns. Difícil será escolher o melhor álbum da sua carreira – seis, já contando com a novidade “Descend Into Depravity” – já que o grupo de Maryland parece não ceder, criativamente, ao tempo.

“Descend Into Depravity” tinha a árdua tarefa de suceder ao poderoso “War Of Attrition”, mas feito o balanço fica-se com a ideia de que os Dying Fetus preferiram não entrar na luta óbvia de se superarem em termos de brutalidade mas sim na diversidade de texturas. No fundo, o grupo deixou de inovar há muito tempo – no death metal isso ainda será possível? Mas aglomerando todos os componentes técnicos do seu death metal com saudáveis incursões por géneros como o thrash ou o grindcore, que sempre demonstraram ao longo da sua carreira, estes norte-americanos encontram assim os artifícios certos para poderem respirar álbum após álbum.

Pois poderá ser então nesse aspecto em que “Descend Into Depravity” seja especialmente pródigo. É fácil resumir este álbum a uma descarga de brutalidade veloz, bem expresso no trabalho alucinante de bateria, mas também a uma forma madura e consciente de compor equilibrando/condimentando este factor com a contundência e balanço do thrash – de que são exemplos algumas passagens de “Your Treachery Will Die With You” ou no tema título – ou até a solos que, pese embora a melodia inusitada nos seus temas, continuam igualmente corrosivos.

Ao sexto álbum da sua carreira, os Dying Fetus comprovam que se pode criar death metal interessante durante muitos anos, sem a obsessão de se mudar as “regras do jogo”, mas com o engenho de as saber manipular.

[8/10] N.C.

Estilo: Death Metal Técnico

Discografia:
- “Purification Through Violence” [CD 1996]
- “Killing On Adrenaline” [CD 1998]
- “Destroy The Opposition” [CD 2000]
- “Stop At Nothing” [CD 2003]
- “War Of Attrition” [2007]
- “Descend Into Depravity” [CD 2009]

www.dyingfetus.com
www.myspace.com/dyingfetus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...