photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

PRIMITIVE REASON
“Cast The Way”

[EP – Kaminari Records]

Desde sempre uma identidade impar no panorama alternativo português, os Primitive Reason regressam quase no término de 2007 com quatro novas composições na forma do EP “Cast The Way”. Item que, aliás, foi submetido a uma edição inicial limitada, mas que, após isto, estará apenas disponível para download no site da banda – sinais dos tempos de uma indústria “moderna”, naturalmente. Com certeza uma manobra inteligente, nem que seja porque o quinteto multi-étnico de Cascais prepara o seu sexto disco de originais a lançar no final deste ano ao que se junta a celebração dos seus 15 anos de existência. Singulares, principalmente pelo seu néctar sonoro melting-poltiano, mas também por muitos anos de experiência, o colectivo liderado pelo talentoso e inconfundível Guillermo De Llera parece aqui apenas ensaiar um aquecimento para aquilo que poderá ser o seu futuro material. Isto porque, objectivamente, este trabalho sabe a pouco para o legado riquíssimo do grupo. Não desiludindo, estes temas andam num ritmo sereno, mais introspectivo até, e por isso pode entender-se que cause menos impacto.

Contudo, é impressionante como a banda consegue em todas as suas investidas imprimir um ecletismo característico – mesmo que estejamos a falar num trabalho com apenas 18 minutos. Se no tema-título e no single “The Reckoning” temos a força da distorção do rap metal a funcionar em plena sintonia com o ska das guitarras suporte e em “Thus The Rust” o experimentalismo de um “Pictures In The Wall”, novamente com recurso aos "beatboxes humanos", a maior surpresa vem pela transversal influência prog da final “Init Inus”, concretamente pela inteligência do seu compasso. Para além disso, o riff inicial não deixa dúvidas quanto à faceta pesada dos Primitive Reason. E elegemos mesmo “Init Inus” como melhor tema da colheita “Cast The Way”, não só porque “acorda” este trabalho que até aqui andava um pouco sonâmbulo, mas também porque representa a mais bem conseguida fusão deste conjunto de canções. É o peso, a melodia, a perspicaz secção rítmica e ainda, perto do final, uma passagem que nos remete para o jazz e o folclore brasileiro. Um tema como convém dentro do potencial dos Primitive Reason.

Como nota final, podemos ainda concluir que “Cast The Way” oferece uma postura relativamente mais crua em relação aos últimos trabalhos da banda, muito mais exuberantes em termos da complexidade de arranjos e composição. O grupo, que até hoje já registou imensas entradas e saídas de elementos, estreia também aqui o guitarrista Ricardo Barriga e o baterista Pepe de Souza. O destaque maior vai para o último pela subtileza e graciosidade dos seus detalhes.

Nada de propriamente novo neste regresso, mas simultaneamente a prova de que os Primitive Reason continuam muito sólidos e cientes do caminho a seguir – uma das maiores “pérolas” alguma vez geradas no nosso país.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...