photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

MENCEA
“Dark Matter + Energy Noir

[CD – Indie Recordings/Recital]

Em terra de forte espólio clássico e antiguidades “divinas” também há lugar a manifestações de contemporaneidade. Aliás, como é natural pela evolução dos tempos e pelo fortalecimento dos instrumentos globalizadores. Trocando por miúdos, na Grécia também o metal moderno tem expressividade e um dos seus maiores símbolos pode muito bem assumir figura nestes Mencea, avaliando pelo que aqui se ouve.

A começar pelo excelente trabalho conjunto de Stamos Koliousis e Vangelis Labrakis [guitarristas e teclistas da banda] na captação e produção, Daniel Bergstrand [Meshuggah, In Flames, Soilwork, SYL] na mistura e George Marino [Metallica, Iron Maiden, AC/DC] na masterização, “Dark Matter, Energy Noir” soa como uma pedra sólida e explosiva. Em termos estéticos, a banda grega demonstra uma inteligente aproximação e consequente fusão de vários estilos e ambiências mantendo uma matriz sonora moderna – sim, podemos afiançar o metalcore como importante força motriz deste trabalho. Contudo, será tremendamente redundante classificar o trabalho dos Mencea como um banal e convencional disco de metalcore. Os termos prog, math, black ou mesmo death metal são evidentes aglutinadores da real essência da sua música. Como exemplo temos os teclados a gerarem estruturas ora progressivas, ora obscuras e frias ou até subtilmente sinfónicas. A ferocidade rítmica – com blastbeats à mistura - também se faz sentir remontando a um universo black ou death metal. Alguma excentricidade em termos de compassos fazem-nos pensar em bandas como Meshuggah, ainda que não pretendam alcançar níveis de extremismo como os dos suecos. Mesmo assim a banda reclama-os como influência e não é uma visão totalmente descabida se tomarmos em atenção alguns pormenores deste trabalho.

Apraz-nos, de facto, sentir que aqui há alguma frescura de ideias e músicos de mente aberta. Assim será mais fácil afastarem-se do rótulo sentencioso em que se tornou o metalcore e muitas já foram as razões dadas para que os Mencea não sejam assim considerados ou sequer como uma banda propriamente vulgar. Podemos ainda afiançar que aqui há pouquíssimo lugar a melodia e refrões orelhudos e “sensacionalistas”, passe a redudância. Estes são conceitos completamente descartados do universo destes gregos, o que pode, à partida, agradar a muita gente. O vocalista Andreas G. é também um dos grandes responsáveis por este resultado graças a um desempenho impiedoso, sempre berrado, digno de alguém em estado de fúria descontrolada. Sendo assim, é fácil resumir que os Mencea carregam a grande virtude de conferirem um sentido de versatilidade e autonomia ao seu som e será com base nestas qualidades que o grupo poderá evoluir para algo até bastante distinto no futuro. Para já, temos aqui, sem dúvida, uma estreia interessante.

[8/10] N.C.

Estilo: Death/Black/Prog/Metalcore

Discografia:
- “Dark Matter + Energy Noir” [CD 2008]

www.mencea.com
www.myspace.com/mencea
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...