photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

EISBRECHER
“Sünde”

[CD – AFM/Recital]

Sendo este duo alemão e praticante de rock industrial, ainda mais cantado na sua língua materna [ao que parece também com um teor lírico minimalista], até podia não acontecer, mas ainda pelas guitarras fortes e pelo tom soturno do vocalista é quase instantânea a comparação com o seus compatriotas Rammstein. E ao avançarmos no disco sentimos também influências daquelas mais óbvias – Nine Inch Nails. Contudo, após algumas audições é também evidente que este projecto acentua muito mais uma veia gótica e electro do que as bandas mencionadas atrás, o que acaba por lhes conferir uma identidade, até certo ponto, própria. Mesmo assim, nada que por aí não se tenha ouvido em trabalhos darkwave. Ainda assim, o que interessa mesmo é a música.

“Sünde” é o terceiro longa-duração de Alexx Wesselsky [voz] e Noel Pix [guitarras, teclados, samples] com o projecto Eisbrecher e pelos vistos a banda é suficientemente bem recebida na Alemanha, representando a importante AFM Records e atingindo lugares de relevo nos tops nacionais de música alternativa. Neste terceiro assalto a banda de Langweid parece assumir definitivamente o peso das guitarras como papel fundamental na mescla de samples e sintetizadores que fazem a sua música, facto que começou a ficar evidenciado com o anterior “Antikörper”. Para quem sofre de qualquer alteração "cutânea" sempre que ouve este tipo de música, mais propícia a soltarmos um pezinho de dança, mas também a abanar a cabeça, é verdade, os Eisbrecher serão uma possibilidade imediatamente a excluir, mas também não será menos justo dizermos que, fora quaisquer gostos pessoais, estes constroem um bom disco e comprovam que percebem do seu “ofício”. Mesmo assim, para os “peso-insaciáveis”, o grupo não poucas vezes incute uma distorção abrasiva aos seus riffs e algumas batidas, ainda que sempre simples e mecânicas, conseguem arrancar-nos ímpetos mais vorazes. Para além disso, alguns refrões foram cirurgicamente concebidos para proporcionar grandes coros ao vivo, como em “This Is Deutsch” - uma prova da eficácia deste trabalho.

Fala-se muito na “Neue Deutsche Härte” [“Nova Dureza Alemã”] que é obviamente imputada a esta vertente mais electrónica do Metal. Longe de estarmos aqui para questionar a sua validade, aconselhamos sim, nos dias que correm e se quiserem deixar de lado alguma ideia preconcebida, a aventurarem-se nesta vertente com os Eisbrecher. Cremos neles como bons anfitriões.

[7/10] N.C.

Estilo: Industrial/Electro

Discografia:
- “Eisbrecher” [CD 2004]
- “Antikörper” [CD 2006]
- “Sünde” [CD 2008]

www.eis-brecher.com
www.myspace.com/eisbrecherkommando
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...