photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DREAM THEATER
“Octavarium”
[CD – Atlantic/Warner Music/Farol]

Chegado aos escaparates em Junho deste ano, “Octavarium” marca o regresso – sempre tão esperado – dos nova-iorquinos Dream Theater. A banda prog rock que dispensa quaisquer apresentações, regressa de novo aos discos com um trabalho algo diferente dos seus antecessores, tanto a nível técnico como de abordagem estilística. Será verdadeiro afirmar que Labrie, Petrucci, Portnoy e Cª sempre nos habituaram a esperar tudo deles e a ouvir álbuns que vão desde o mais progressivo até ao mais pesado, daí que não seja de estranhar mais esta mudança na sua forma de tocar, pois aliás é isso que os torna a banda genial, impar e inesgotável que é. Desta forma, e após dois álbuns direccionados para ritmos mais pesados – tendência que se começou a evidenciar com “Six Degrees Of Inner Turbulence” e culminou depois com o potentíssimo “Train Of Thought” – os Dream Theater decidem agora “dar a volta”, após já terem explorado quase tudo na sua carreira e construir um álbum mais calmo, ainda assim com alguns momentos mais pesados, mas onde a característica demarcante é mesmo a “simplicidade” técnica com que os DT elaboraram esses temas. Apesar de não estarmos a falar de nada demasiado minimalista, longe disso, este álbum pode chocar alguns fãs mais exigentes, mas é preciso que se tenha em conta que estes músicos têm que gerir muito bem a sua carreira, pois já foram capazes de quase tudo e tocaram já milhares e milhares de notas. Deste ponto de vista, respeita-se essa mudança de atitude.

Como notas a este trabalho, pudemos constatar que os solos de Petrucci são menos predominantes e rasgados que antes, cabendo até mais às teclas este protagonismo. Para além disso, nota-se que as inspirações para este álbum foram bem diferentes das que inspiraram os seus últimos trabalhos – escutem “I Walk Beside You”, com um refrão completamente à U2 ou “Never Enough” onde se notam laivos de Muse, por exemplo. Contudo, estes temas repartem-se com outros mais pesados como o inicial “The Root Of All Evil” ou “Panic Attack” mas, mesmo assim, as peças mais pesadas de “Octavarium” nunca chegam a ser tão empolgantes e energéticas como as que pontuaram em “TOT” ou “6DOIT”.

Sendo assim, os destaques acabam por ir para “These Walls”, um bonito tema que abre com bastante potencia mas que depois se vai transformando num tema muito melódico e emocional; “Sacrificed Sons” um tema longo e bem sentido face à sua temática [os atentados do 11 de Setembro] e, por fim, um épico com o tema-título, desenvolvido ao longo de 24 minutos, onde tudo se inicia calmamente com um ambiente tipicamente Pink Floyd vindo depois a crescer e a desembocar nos habituais malabarismos técnicos só ao alcance destes músicos.

De um modo geral, este álbum até poderá soar a desilusão se comparado com a magnitude e dimensão de outras das suas obras mas, após o impacto inicial e entrando no espírito do álbum, este até se pode tornar muito interessante. No entanto, há que reconhecer que este álbum está, efectivamente, um pouco abaixo da média daquilo que os Dream Theater já fizeram.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...