photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BLACKSUNRISE
"The Azrael"

[CD - Rastilho/Recital]

Já começa a ser hábito [felizmente] chegarmos ao fim do ano e no balanço do nosso underground metaleiro encontrarmos novos valores a despontar com enorme talento e capacidades para se afirmarem naturalmente como grandes bandas, tanto aqui como no estrangeiro. Os Blacksunrise são prova disso, a grande surpresa de 2004, que nos faz concluir que também podemos ter excelentes bandas de metalcore no nosso país. Quer-me parecer que é a primeira banda nacional que me chega aos ouvidos a recriar tão bem esta nova vertente do metal tão em voga e a misturá-la tão bem com a deliciosa tradição sueca.

Formados em 2002, o então line-up era formado por João Gazua [vozes], J. Padinha [guitarra], Xuckie [guitarra] e J. Pedro [bateria]. Entretanto, e ao terminarem a gravação da sua primeira demo - "Born In The Cradle Of Death" - Xuckie e Gazua abandona a banda por motivos pessoais e dão lugar a Samuel [baixo] e Paulo [voz], a que mais tarde se junta também Carlos [guitarra]. É com este line-up jovem [a média de idades ronda os 20 anos] mas com uma força devastadora que os Blacksunrise entram nos estúdios Crossover e registam os 8 temas finais deste "Azrael". Zé Pedro Sarrufo [Trinta & Um] é o responsável pela excelente produção deste disco que só peca um bocado pela intensidade dos graves conferidas ao som da bateria, nomeadamente ao bombo. De resto, e quanto aos temas os Blacksunrise demonstram uma à vontade técnica e musical de tal forma elevada que nos faz pensar que andam nisto há muitos mais anos do que aqueles que estão na realidade. Rapidez, brutalidade e muita raiva destila este quinteto de Alhandra que bebe influências directamente dos At The Gates, The Haunted ou Black Dahlia Murder, entre outros. Os níveis de brutalidade vocal chegam a ser tão elevados que chegam a atingir grunhidos tão guturais como os de uma qualquer banda de death/grindcore mais extremo [escutem "As I Glide Through Her Lost Eyes" e o final de "No Fredoom"]. A faceta hardcore da banda fica retractada nas letras das músicas, "House Of Murder" é exemplo disso ao denunciar as atrocidades cometidas sobre os animais, para além de "No Fredoom" ou "Progression Towards Extinction" que a clareza dos seus nomes dispensa qualquer introdução aos seus temas.

Mensagem hardcore com excelente metal destilado como manda a tradição sueca e a força e convicção de um colectivo que sabe preservar a herança e espírito conquistador de um povo - o nosso. E isto os Blacksunrise parecem possuir. As conquistas poderão ser mais que muitas.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...