photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ELVIRA MADIGAN
“-Witches- Salem (1692 vs 2001)”

[CD - Black Lodge/Recital]

Das cinzas de uma banda dos arredores de Estocolmo sai o elemento que dá vida a este projecto. A banda separa-se em 1995 e eis que o sueco Marcus Hammasrtorm decide pegar em material de estúdio e começar a compor temas sozinho. Em 1999 o projecto torna-se oficial e em 2002 é lançado o seu primeiro álbum “Witches”. E o que temos aqui é o manifesto musical de apenas um músico que, para além de executar todos os instrumentos, produz e trata do visual gráfico do disco. Talvez por ser muita coisa para uma pessoa só, este material acabe por soar algo desorientado e desorganizado.

O que temos aqui é um trabalho de black metal melódico pouco usual, com uma abordagem avantgard, progressiva, speed e folk. De facto, é muito vasta a mistura de estilos aqui contida mas isto acaba por deixar o ouvinte algo perdido para além de ter que suportar uma produção demasiado fraca e plástica. As vozes e os ambientes melódicos são uma tentativa frustrada de aproximação aos Cradle Of Filth, embora reconheçamos alguns momentos atmosféricos que bem podiam impressionar não fosse a qualidade da produção.

Este é um disco maioritariamente preenchido de momentos instrumentais conduzidos por um compasso rítmico ora arrastado, ora bem acelerado, bem como muitos solos de guitarra, sintetizadores e uma melancolia que por vezes contagia. Apesar de tudo, admitimos que Marcus H. conseguiu desenvolver algumas boas ideias com este disco mas vai precisar urgentemente da ajuda de mais alguns músicos para refrescá-las e dar-lhes e uma nova dinâmica.

[5/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...