photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

TILES
“Window Dressing”

[CD – InsideOut/Megamúsica]

“Window Dressing” é o quarto longa-duração deste quarteto de Detroit, criado em 1993 pelas mãos do guitarrista Chris Herin. O que os Tiles fazem é um hard rock progressivo, directamente inspirado nas matrizes criativas dos “dinossauros” Rush. Ao longo dos anos foram firmando os seus créditos com álbuns bem conseguidos e que lhes valeram uma digressão com Dream Theater pela Europa, em 1999. Também nessa altura lançaram o seu último registo – “Presents Of Mind”.

“Window Dressing” é também o título da mega-faixa que abre este trabalho. Uma mescla de ritmos e acrobacias que perfazem dezassete minutos de qualidade técnica, sem dúvida, mas onde falta a ligação que faça todas estas ideias e ritmos fluirem com naturalidade. Ou seja, se já conhecemos a tendência tradicionalmente progressiva de incluír faixas longas [quase obrigatoriamente] e sabendo à priori do seu potencial técnico, talvez o mais difícil depois seja mesmo juntar todas essas ideias e fazê-las soar como um todo. Isso o tema de abertura parece não possuir e, embora todo o charme das suas ideias, acaba por nos deixar algo perdidos.

Ao longo do trabalho poderão escutar temas mais bem conseguidos e mais curtos [!], onde, aí sim, as coisas parecem soar muito mais coesas. Destaque para “Capture The Flag”, “Tear-Water Tea” e para pequenos interlúdios instrumentais como “Unicornicopia” [um excelente exercício clássico ao piano do convidado Hugh Syme]. Um bom álbum de prog rock para quem gosta de recordar os bons velhos tempos do género.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...