photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ENDAMAGE
"Apotheosis”

[EP – Edição de autor]

O primeiro trabalho de uma banda tem sempre um significado acrescido, quer em termos emocionais [para os seus autores] ou conjecturais, embora não defina um futuro mas que pode revelar características fulcrais e descortinar facilmente o potencial de um artista e sua validade. Da forma que a indústria musical se tornou num espaço de disputa “selvática” em busca de um lugar de destaque, em que só sobrevivem aqueles que realmente têm muito mérito próprio, às vezes nem há tempo para erros e “mata-se” logo à nascença algo que ainda poderia florescer e revelar interessantes "aromas". É, portanto, importante começar-se bem.

Os Endamage formados em Braga, em finais de 2004, são um jovem quarteto que pratica death metal melódico numa fórmula já muito bem conhecida e exercitada, mas que, ainda assim, pelo seu balanço e atendendo à juventude do projecto e dos seus participantes, podemos dizer que começaram bem. É que a coesão sente-se, desde a gravação [a cargo do já inevitável Daniel Cardoso] à execução dos instrumentos. A composição é sólida mas peca, como já devem adivinhar, pela originalidade. Contudo, este é um aspecto já muito subjectivo de se invocar, porque os próprios percursores deste género raramente se demovem um milímetro que seja das suas raízes ao longo das suas longas carreiras e extensas discografias.

Esperando apenas que haja um espaço fraccionário em que se possam intrometer, os Endamage lançam-se com um trabalho consistente e garantem capacidades que lhes dão base para almejar objectivos interessantes. Se hoje em dia há uma facilidade enorme de as coisas se globalizarem, o death metal melódico, já há muito promulgado e massificado, em Portugal parece agora capaz de criar um nicho com alguma relevância. Pelo menos por cá, os Endamage ainda têm toda a possibilidade de ocupar um lugar de destaque, resta saber como as coisas vão decorrer além-fronteiras.

[7/10] N.C.

Estilo: Death Metal Melódico

Discografia: “Apotheosis” [EP 2008]

www.myspace.com/endamage
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...