photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

THE BANNER
“Frailty”

[CD – Ferret Music]

Se actualmente a independente norte-americana Ferret Music é capaz de nos repelir à distância pela imagem que criou em virtude de uma série de lançamentos de qualidade duvidosa, também não deixa de ser previsível ou lógico que em [quase] tudo há um lado bom. E seria até injusto dizer que esta entidade falhou sempre as suas apostas – basta que nos lembremos que foram os responsáveis pelo lançamento de bandas como Killswitch Engage e Every Time I Die. Os The Banner, banda de New Jersey já praticamente a comemorar os dez anos de existência, acabam por ser um activo importante no catálogo da editora, quer pela sua grande projecção em território norte-americano, traduzindo-se em digressões verdadeiramente extensas, quer pela sua sonoridade que revela uma atitude minimamente própria.

Ainda assim, não sendo isso o suficiente para afugentar o “fantasma” do metalcore, os The Banner trazem-nos um imaginário abstracto e sinistro concebido em antecipação pelo aspecto da capa deste seu segundo longa-duração. Ouvindo o seu conteúdo musical, “Frailty” assume-se, sobretudo, como um disco de hardcore, de espasmos modernos, mas que mesmo assim não comprometem a veia obscura e asfixiante proporcionada por alguns trechos de “The Wolf”, “A Hellbound Heart” ou “Dusk” – este último com uma base melódica interessante.

É verdade que a introdução “Welcome F**kers” nos deixou em guarda para algo que parecia bastante diferente daquilo que a editora costuma apresentar – a sua aura vincadamente southern parecia antever tudo menos um disco de punk/hardcore/metal. Contudo, fomo-nos apercebendo que o peso destas mesmas sonoridades no seu universo criativo é ainda bastante grande, mas momentos quase fúnebres como o início de “The Wolf”, a lembrar-nos Black Sabbath, e outros a subjugar-nos ao monolitismo de uns Neurosis fizeram-nos ganhar uma especial empatia por este quinteto.

É sabido que o mercado do Metal é bastante vasto e, felizmente, sobra público para praticamente todos os subgéneros musicais, mesmo para aqueles que pensamos que estão saturados. Não sendo os The Banner uma banda revolucionária, possuem, no entanto, características que lhes farão agradar tanto a fãs de Madball e Hatebreed como de Neurosis e Poison The Well.

[7/10] N.C.

Estilo: Post-Hardcore/Punk/Metal

Discografia:
- “Your Murder Mixtape” [CD 2003]
- “Each Breath Haunted” [CD 2006]
- “Frailty” [CD 2008]

www.myspace.com/thebanner
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...