photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ALTARIA
“Divinity”

[CD – Metal Heaven/Mastertrax]

Uma das coisas que faz dos Altaria um grupo reconhecido é, sem dúvida, o facto de ter nas suas fileiras, como guitarrista e principal mentor, Jani Liimatainen dos Sonata Artica e ainda, outrora, o guitarrista Emppu Vuorinen [Nightwish]. Jani encontra neste seu outro projecto mais uma forma de desfilar todo o seu talento e requinte na arte de explanar o heavy metal melódico, tão tipicamente finlandês, como é conhecido de nomes como Sonata Artica e Stratovarius. No entanto, longe das exuberâncias técnicas e da velocidade dos seus conterrâneos, os Altaria incidem muito mais na simplicidade de malhas curtas, directas e muito orelhudas.

Impregnadas de um feeling hard rock oitentista, estas doze malhas correm com uma fluidez impressionante, graças à sua simplicidade e refrões dominantes, sem com isto querer dizer que são demasiado minimalistas na sua forma de compor. No entanto, é inegável que um trabalho desses pode cair facilmente numa superficialidade quase pop, tal é o cariz chamativo das suas canções. Não faltam grandes refrões, os solos estão lá e são de muita qualidade... No entanto, falta densidade às canções. Tudo “corre” muito depressa e é demasiado “eficaz” para seu próprio bem. Isto nem sempre é de salutar e para quem procura algo mais profundo este não é o tipo de trabalho certo a procurar.

“Divinity” é o segundo trabalho destes finlandeses, sucedendo a “Invitation”, e que marca ainda a estreia do vocalista Taage Lahio [ex-Therion, Kilpi] como substituto de Jouni Nikula. Reduzidos a quarteto após a saída de Emppu Vuorinen, os Altaria trazem-nos, sem grande ou nenhuma novidade, mais um trabalho recheado de boas canções... e apenas isso.

[7/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...