photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Prémios Açores Música 2006

Num formato hoje em dia isolado e muito inusitado ao longo da história musical açoriana, teve lugar no passado dia 18 de Abril, no Coliseu Micaelense, a primeira cerimónia de entrega dos Prémios Açores Música. Este evento partiu de uma concepção de longa data do jornalista e pertinaz apoiante da música açoriana José F. Andrade que se associou à empresa Só Festas, Lda. e em parceria com o jornal Açoriano Oriental, Rádio Açores TSF, site Música Total, Anima Cultura e Coliseu Micaelense colocou-a em prática. Segundo este, “o simples facto de se realizar uma noite como essa já é sinónimo de importância para os músicos açorianos. Digamos que é uma forma de os homenagear”, frisa. Partilhando desta ideia, tanto os nomeados como o público, reuniram-se no Coliseu Micaelense para saber o veredicto do júri ao qual cabia 50 por cento de uma decisão final repartida em igual proporção por uma votação pública, decorrida no site Músicatotal.net. Por entre o bom humor dos apresentadores e os espaços musicais dos Connection e Pedro Costa, a entrega dos prémios foi decorrendo ao ritmo de algumas críticas, retrospectivas mais sentidas, mas, sobretudo, muitos apelos de incentivo à música açoriana. Desde o convincente “viva a música” do teclista Carlos Frazão até à própria apresentadora – Solange Vieira - que defendeu que os músicos açorianos “deviam ser pagos para cantar”, passando pelo experiente Luís Gil Bettencourt que, em tom muito lúcido e conformado, diz que “os Açores são uma terra muito pequena e, por isso, com condições muito complicadas para os músicos” e que se estes quiserem chegar mais longe “devem ir para fora”, vários foram os elementos e pontos de interesse que tornaram esta numa noite importante para o panorama musical açoriano. Um momento também de reflexão onde se debateram os problemas do passado, olhou-se o presente e perspectivou-se o futuro da música regional. Tudo isto para recordar, bem como [naturalmente] os premiados, numa iniciativa que, sendo acima de tudo uma homenagem, abre também espaço a discussões e é, indiscutivelmente, mais uma [boa] forma de ajudar a promover os artistas açorianos.

PRÉMIO GUITARRISTA
Emanuel Paquete – Músico a solo

PRÉMIO BAIXISTA
Paulo Andrade – Músico de Sessão

PRÉMIO TECLISTA
Carlos Frazão – Músico de Sessão

PRÉMIO BATERISTA
Pedro Andrade – Baterista dos Morbid Death

PRÉMIO VOZ FEMININA
Helena Lavouras – Artista de Sessão

PRÉMIO VOZ MASCULINA
Sílvio Ferreira – Vocalista dos Connection

PRÉMIO BANDA REVELAÇÃO 2006
A Different Mind

PRÉMIO MÚSICA PORTUGUESA
Passos

PRÉMIO MUSICA POPULAR
Grupo de Cantares Belaurora

PRÉMIO ROCK/METAL
Morbid Death

PRÉMIO ESTÚDIO E PRODUÇÃO
Raul Resendes

PRÉMIO RÁDIO
António Melo Sousa – RDP Açores

PRÉMIO MÚSICO ESTRANGEIRO
Zica – Banda.com

PRÉMIO CARREIRA – ANIMA PRESTÍGIO
Luís Alberto Bettencourt
Aníbal Raposo
José Medeiros
Moniz Correia
Terinho
Luís Gil Bettencourt

Em quase todas as circunstâncias que envolvam prémios, ou “competição” [pelo menos como muitas pessoas os gostam de ver], a polémica é praticamente uma coisa indissociável e as opiniões divergem, muitas vezes, abruptamente. O caso dos Prémios Música Açores 2006 não foi excepção e colocou muita gente a protestar contra os sistemas online de votação e os critérios de nomeação. Para tentar esclarecer estas situações a SounD(/)ZonE abordou o autor do evento, José F. Andrade.

Quais foram os critérios para as nomeações?
Primeiramente, existiu uma lista composta por vários músicos em todas as categorias. Seguiu-se um "filtro", porque existiram nomes que ficaram guardados para o ano que vem. Este é o tipo de evento que não se pode ficar apenas por um ano. Se assim fosse, é óbvio que muitos mais seriam homenageados. Para além disso e, porque esta foi a primeira edição, não houve uma grande aposta em termos financeiros, porque ninguém sabia bem o que era isso do Açores Música. Acho que, em futuras edições, tudo será encarado de outra forma.

O que se passou com o sistema de votação que levantou alguma polémica?
Infelizmente, muitas pessoas pensavam que era apenas a votação on-line que ia determinar os vencedores e isso fez com que muita gente votasse várias vezes. Quem conhece esse tipo de eventos, sabe que esse ou qualquer outro sistema de votação está sempre sujeito a isso. O bom senso determina que haja sempre um júri para mediar todas as categorias.

Como responderias também às queixas das pessoas das outras ilhas que sentiram os seus músicos algo discriminados pelas nomeações do júri?
Esse é um assunto que, infelizmente, nunca se vai resolver, porque há sempre quem se sinta injustiçado o que é compreensível. Por outro lado, espero que esse tipo de eventos, faça com que os músicos e bandas de outras ilhas, dêem mais atenção ao arquipélago onde vivem e façam chegar a sua música também a São Miguel. É impossível saber que, na freguesia da ilha X, existe a banda Y que tem um guitarrista sensacional. Se não for notícia, não podemos saber se ele existe ou não, daí o apelo...

Texto: Nuno Costa
Fotos: André Frias [www.contratempo.com]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...