photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Especial October Loud - Nableena

NABLEENA

É muito fácil deixarmo-nos contagiar pelo que nos envolve. Musicalmente intenso em termos de Heavy Metal, mas muitas vezes, e por força natural das circunstâncias de uma região pequena em que tudo tende a se tornar permeável a actos e tendências circundantes, os Açores apresentam alguns casos de projectos musicais que se movem isoladamente no seu trilho criativo. Um desses casos, flagrantes, é o dos Nableena. Curiosamente uma banda com potencial reconhecido por todos, mas sempre votada a alguma “sombra” ao longo dos seus seis anos de carreira, devido a algumas trocas de elementos mas também à maneira cerebral, meticulosa e prudente como dá cada passo, os Nableena encontram-se, neste momento, mais estáveis em termos de formação e prometem afirmar-se com um primeiro álbum com edição prevista para este ano. O cocktail sonoro que propõem sempre surpreendeu quem os conhece, ainda mais numa fase inicial de existência em que os temas longos, as estruturas complexas e a arrojada mistura de Metal, em variados quadrantes, se entrelaçavam harmoniosamente com a world music. Metal de fusão é ainda o que podem esperar da banda... mas num outro nível de peso e melodia.

Num momento em que muitos anseiam o lançamento do primeiro disco dos Nableena fomos à procura de mais alguns detalhes. Petr Labrenstev, um dos principais mentores da banda, refere que o primeiro registo discográfico da banda “será lançado no princípio do Outono”. Dois temas deste, em versão rough master, estão disponíveis no seu Myspace e em vários outros sites, bem como numa edição limitada de 50 cópias distribuídas gratuitamente em Junho passado. O guitarrista [e responsável por toda a produção] adianta que “de momento resta a gravação de todas as vozes, assim como a produção final dos temas”. Para o seu lançamento a banda prevê um evento específico.

Entre os dias 1 e 4 de Outubro, a banda regista a sua segunda actuação no festival October Loud. Este ano com as mudanças já conhecidas no formato do evento, Petr considera, no entanto, que “só após a sua realização poderemos formular uma opinião concreta sobre o mesmo”, mas realça o facto de Outubro ser rico em festivais de alto calibre na ilha de S.Miguel, “daí que algumas alterações no formato e afins acabem por passar para segundo plano”.

Fica, de resto, a curiosidade sobre a maneira como a banda se vai apresentar no próximo October Loud, habituados que estamos a um alto profissionalismo. “Gostamos tanto de fazer e de preparar [surpresas], e tratando-se, neste caso, de uma ocasião extraordinária para nós e para todos os que aguardam o trabalho dos Nableena, revelaremos todos os aspectos especiais do nosso concerto no evento propriamente dito. No entanto, posso assegurar que contaremos com a presença de diversos músicos regionais convidados, como, por exemplo, o nosso grande amigo Filipe Vale. Teremos também ofertas especiais para o nosso público”, conclui Petr.

Line-up:
João Melo [voz]
Petr Labrenstev “Son Of Awacha” [guitarra, samples]
Pedro Couto [guitarra, samples]
Miguel Bernardo [baixo]
Gualter Honrado [bateria]

Ano de formação: 2003
Estilo: Metal de Fusão
Discografia:
“Promo” [CD 2009]
Site: www.myspace.com/nableena
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...