photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Entrevista Resposta Simples

LEMAS URBANOS

A força, a atitude e o instinto conquistador colocaram os açorianos Resposta Simples na lista de bandas punk/hardcore nacionais mais convincentes da actualidade. Por um buliçoso percurso de edição de demos, EP’s e participações em inúmeras compilações, o trio da ilha Terceira abriu um sulco que coage um grande sentido de respeito tanto da parte da imprensa como daqueles que vivem este movimento urbano. A grande novidade é “Sonho Peregrino”, dístico do seu primeiro álbum que nos chega pela própria editora da banda, a “Impulso Atlântico”. Felicitámos Paulo Lemos, guitarrista e vocalista, por esse feito e ficámos a saber como se sente em relação a esse “sonho" consumado.

Como se sentem em relação a este primeiro longa-duração ainda mais atendendo há longa luta de promoção que fazem desde 2003 com a edição de EP’s, maquetas, compilações?
Sentimos que realizamos o trilho natural a percorrer por um projecto musical do género. Desde 2003 que andamos a espalhar a mensagem e a promover a nossa banda e sonoridade e pensamos que o trajecto comum de “demo-EP-álbum” foi o melhor a seguir para os Resposta Simples. Além disso, também participámos em diversas colectâneas, que são também uma importante fonte de divulgação.

Sentiram de alguma forma especial que este era o momento certo para apostar forte num disco?
Sim, definitivamente. Sentimos que nesta altura somos um projecto mais coeso e maduro, principalmente com a entrada do novo baixista, Gouveia, que veio consolidar, definitivamente, a sonoridade dos Resposta Simples. O lançamento do “Sonho Peregrino” fez todo o sentido para nós nesta altura

Os Resposta Simples continuam a ser um “segredo” bem guardado ou um caso evidente de popularidade no continente?
Acredito piamente que as opiniões de terceiros são muito mais objectivas e neutras, por isso penso que não serei a melhor pessoa a responder a essa questão devido ao meu envolvimento com o projecto. Contudo, posso dizer que sentimos que os Resposta Simples têm um maior reconhecimento a nível continental do que propriamente insular.

Acha que o ditado “Santos da casa não fazem milagres” encaixa particularmente bem com a mentalidade dos açorianos? [risos]
Completamente! [risos] Os açorianos, tal como o resto da população portuguesa, não dão valor aos projectos nacionais. Mas isto não é um “problema” local, mas sim nacional. Vejamos o caso dos músicos The Parkinsons e Slimmy. Estes só conseguiram reconhecimento em Portugal depois de irem viver para a Inglaterra e lá demonstrarem a sua arte. Enquanto banda, já compreendemos há algum tempo que esta é uma mentalidade que certamente irá demorar algum tempo a alterar.

Sentia algum preconceito em relação à banda enquanto vivia nos Açores?
Como é do conhecimento geral, os Açores têm um movimento metaleiro muito forte e o underground do Punk e do Hardcore tem muito pouca relevância no arquipélago. Assim, penso que é natural que devido a tal facto os Resposta Simples não tenham encontrado durante os dois anos de permanência no arquipélago um grande reconhecimento. Mesmo assim, penso que alguns dos “nossos feitos” de que falas passaram, infelizmente, despercebidos à maioria dos açorianos. Deste modo, o tipo de reconhecimento que sentimos actualmente na nossa banda e no nosso arquipélago é o mesmo de que quando formámos a banda em 2003.

Depois disso, o facto de terem alcançado algum reconhecimento no continente tem vos aberto portas para os Açores ou mesmo para o estrangeiro?
Decididamente abriu-nos mais portas para o estrangeiro do que para os Açores. O estilo Punk/Hardcore não é dos mais apreciados no arquipélago e aí os Resposta Simples não têm muita margem de manobra. Já por várias vezes surgiram-nos oportunidades e convites para tocar no estrangeiro, só que, infelizmente, devido ao factor disponibilidade dos membros da banda não nos foi possível realizar tais actuações. Talvez num futuro próximo, esperemos.

Contudo, onde se sentem melhor ao estar e tocar?
Embora tenha um grande apreço pela nossa terra, os melhores espaços e actuações dos Resposta Simples são no continente português, em terras como Coimbra, Porto e Lisboa.

Os membros dos Resposta Simples continuam a viver muito longe uns dos outros e a obrigarem-se a uma grande “ginástica” para manterem os ensaios e a banda a funcionar?
Sim, penso que essa é a nossa maldição! [risos] Encontro-me a viver em Coimbra e o Tiago e o Gouveia em Vila Real. Assim, temos que fazer um maior esforço que a maioria das bandas para ensaiar e actuar. É normal que tenhamos que nos deslocar ao Porto ou a Coimbra para um simples ensaio e quando existem concertos normalmente o Tiago e o Gouveia vão juntos para tal sítio e como partimos de cidades diferentes só depois é que me encontro com eles.

Para além desse handicap, os Resposta Simples têm que lidar com mais algum?
Só mesmo com a adversidade do dinheiro, pois esse nunca é suficiente! [risos]

O punk em si é uma forma de expressão musical com muitos adeptos em Portugal? Sentem facilidade em fazer chegar às pessoas a vossa música e mensagem?
Sim, de facto o Punk tem diversos adeptos em Portugal. Contudo, tal como o Metal, o Punk divide-se em várias vertentes, como o crust, youth crew sxe, hardcore ou mesmo o pop-punk. Assim, pode-se dizer que o apogeu do nosso estilo, ou seja, o Punk Hardcore, já aconteceu nos anos 90 com bandas como os Ratos de Porão, X-Acto, Alcoore, Trinta e Um e também nos anos 80, com os Crise Total. Hoje em dia, o dito Hardcore mais popular é o vulgo Emocore e o NYC Hardcore. Mesmo assim, após levar uma enorme “esfrega” de dificuldades em querer fazer chegar a nossa música aos ouvidos açorianos, acabamos por sentir uma maior facilidade em promover a nossa música a nível continental. Embora o nosso estilo musical não seja, actualmente, dos mais populares do underground, encontramos ainda muitas pessoas que são fiéis ao som da “velha escola”!

“Sonho Peregrino” pode ser interpretado como?
Gostamos de pensar que cada pessoa sente-se livre o suficiente para dar a sua interpretação pessoal quanto ao título do disco. Quanto a nós, é o culminar de um longo trabalho a ser desenvolvido pelos Resposta Simples e a concretização de um sonho; “peregrino” pois este disco é algo que significa imenso para cada membro da banda e que, de certa forma, acaba por ter um significado muito pessoal e único para cada um.

Este disco levou ainda algum tempo a preparar, certo? Já desde inícios de 2006 que falavam em entrar em estúdio…
Sim, isso é verdade. Mas nestas andanças da música imprevistos acontecem e na altura em que tínhamos planeado a gravação do disco, o nosso baixista abandonou a banda, o que veio a atrasar o processo. Tivemos vários músicos à experiência para tomar esse cargo, mas foi, decididamente, com a entrada do Gouveia que os Resposta Simples ficaram “completos” novamente. Então decidimos qual era a altura perfeita para editar o disco.

Também incluíram em “Sonho Peregrino” temas dos vossos EP’s. Porquê?
Achamos que os temas do EP “Revolução Pessoal” tinham potencial para estar no disco. Após alguns anos da edição do EP melhorámos as músicas e sabíamos que em termos de qualidade sonora as músicas no álbum iriam superar de longe as do EP. Tivemos isso em consideração e ficámos muito contentes com o resultado final.

Por outro lado, parecem ter retirado temas ao alinhamento inicialmente anunciado para o CD. Acabaram por ficar pelos nove…
Tínhamos planeado editar inicialmente 12 faixas para o “Sonho Peregrino”. Contudo, temos a noção que a audição de um disco Punk pode-se tornar enfadonha caso seja muito extensa a playlist. Decidimos assim seleccionar os melhores temas para o álbum. Quanto às faixas que foram deixadas de fora, vão ser utilizadas em exclusivo para algumas compilações.

Um videoclip também estava na forja. Como estão os seus planos?
Éramos para gravar um videoclip na escola de artes “Restart”. Tínhamos já tudo acordado com a direcção, mas mais uma vez, infelizmente devido ao factor da distância e disponibilidade social, acabámos por não poder concretizar este projecto.

Em termos estilísticos os Resposta Simples parecem caminhar progressivamente para um som cada vez mais cru e “rasgado”. É assim que também vê a evolução da banda?
Sim, para nós o som dos Resposta Simples está cada vez mais sujo e agressivo. Há até quem diga que estamos com um som “rasgado” demais, mas continuamos a achar que poderia ser ainda mais rápido. [risos]

É de alguma forma complicado “experimentar” no punk/hardcore sem ferir os seus princípios? Isso interessa-vos de alguma forma?
Nós sentimo-nos livres o suficiente para criarmos música sem nos subjugarmos a rótulos musicais. Não nos sentimos limitados quanto a isso, pois não é a nossa intenção recriar uma “fórmula musical”, mas sim, antes, tentar atingir o limite da nossa criatividade. Claro que temos por base o Punk e o Hardcore, pois é esse o estilo que nós gostamos de tocar, mas não nos cingimos a regras ou tentamos aproximar-nos de tal banda ou de tal sonoridade. Gostamos de pensar que o nosso som é muito particular dos Resposta Simples; já nos disseram isso várias vezes, o que é um elogio para nós!

A vossa editora – Impulso Atlântico – continua a dar-vos muito trabalho?
Cada vez temos menos tempo para poder concretizar projectos como gostaríamos de o fazer. Estamos a envelhecer e não há tempo para tudo! [risos] Embora ainda dediquemos tempo ao projecto e continuemos a editar discos da nossa banda e de outros projectos musicais, a Impulso é hoje mais um hobby do que uma “top priority”, o que acontecia há alguns anos atrás.

Quais são os seus planos editoriais para o futuro?
Temos editado alguns discos nos últimos tempos e podem ver a lista destes em www.impulsoatlantico.com. Estamos agora a concentrar-nos na promoção do “Sonho Peregrino”, mas para um futuro breve, esperemos, gostaríamos imenso de editar um vinil 7’ dos Resposta Simples.

Nos próximos tempos poderemos ver os Resposta Simples a promover em massa o seu trabalho na estrada?
Realizámos uma tour de promoção do disco onde actuámos um pouco por todo o continente. Fechámos a tour no final de Julho, em Coimbra, onde demos um dos nossos melhores concertos, com muito mosh, a presença de um público que conhecia as nossas músicas e com um ambiente extraordinário. Sentimos que esta foi a melhor forma de fechar a nossa tour de promoção e o nosso trabalho na estrada nos próximos tempos.

www.myspace.com/respostasimples

Nuno Costa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...