photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Especial October Loud Pt.1

Com o objectivo de contrariar a impassibilidade do período de Inverno nos Açores, a Associação Bit 9 organiza nos dias 26 e 27 de Outubro o festival October Loud, a decorrer no Salão de S. José, em Ponta Delgada, a partir das 21h00. Este evento conta com oito bandas de peso locais e imensos pontos de interesse, tanto pela estreia de alguns, como pela oportunidade excepcional de vermos algumas bandas actuar este ano. Para além disso, os responsáveis do festival promovem no segundo dia do festival, pelas 19h00 no restaurante “O Avião”, um “Headbangers Dinner” que visa cultivar o sentido de união entre os metaleiros locais. Para o "after hours" está programada a actuação do DJ Paulo Jorge Sousa no Bar Académico. As entradas para o festival custam 2,5€ para um dia e 4,5€ para os dois. As receitas de bilheteira reverterão para a paróquia de S. José. A SounD(/)ZonE apoia o October Loud!

NEUROLAG
Os Neurolag, oriundos do Livramento, no concelho de Ponta Delgada, são o primeiro grupo a subir ao palco do festival October Loud. Formados em 2004 pela fusão de elementos dos extintos Sedative e Torment, popularizaram-se com um nu-metal agressivo, na veia de uns Slipknot, ficando desta forma justificada a agitação que provocam nas suas actuações vivo. De resto, é por esta razão que a banda tem angariado fãs de espectáculo para espectáculo e, mesmo não praticando um som original, a energia que irradiam em cada aparição ao vivo fazem destas momentos a não perder. No mês de Julho estrearam-se em disco com a edição da demo “Perception, Memory, Cognition” composta por sete temas, registados e produzidos nos Spell Productions Studios, em Ponta Delgada.

Line-up:
Hugo Pimentel [voz]
José Oliveira [guitarra e voz]
Paulo Santos [guitarra]
Eurico Silva [baixo]
David Melo [bateria]

Ano de formação: 2004
Estilo: Nu-Metal
Discografia: “Perception, Memory, Cognition” [Demo CD – 2007]
Site: www.myspace.com/neurolag

NABLEENA
Castigados pela falta de vocalista ao longo dos primeiros anos de existência e pelas contingências recorrentes de um line-up raras vezes reunido, os Nableena, formados em 2003 na cidade da Ribeira Grande, chegaram mesmo a dar por finda a sua existência um ano depois de arrancarem com as suas actividades. Porém, em 2005, o colectivo decidiu reacender a "chama" e já recorrendo aos préstimos do baixista Rui Anjos e do guitarrista Pedro Couto abraçaram uma nova sonoridade e uma nova fase na sua carreira. Deixaram a vertente mais experimental dos primeiros tempos em que a banda explorava temas longos, cruzados por electrónica e sons étnicos, passando para um som mais rasgado com influências de Carcass, At The Gates, Dark Tranquility, Death, My Dying Bride, Enslaved, entre outros. O que marcará certamente as composições dos Nableena é o seu psicadelismo, no sentido de que oferecem um vasto leque de influências na forma de mudanças injectadas sempre de modo imprevisível, bem como o frio nórdico do seu peso. Hoje, chegado o fim do “calvário” [entenda-se, busca de vocalista], os Nableena encontram-se numa fase estável e até com dois [!] elementos na voz – Luís Franco [ex-Carnification] e João Melo [ex-Bizarre Attitude]. Se já antes disso a banda havia suscitado enorme curiosidade, agora, com a sua formação encontrada, faltar-lhe-á pouco para se afirmar como um dos projectos mais importantes do panorama de peso açoriano.

Line-up:
Luís Franco [voz]
João Melo [voz]
Petr Labrentsev [guitarra]
Pedro Couto [guitarra e samples]
Miguel Bernardo [baixo]
Gualter Couto [bateria]
David Ross [samples e guitarra acústica]

Ano de formação: 2003
Estilo: Death/Black/Doom progressivo
Discografia: N/D
Site: www.myspace.com/nableena

IN PECCATVM
A par dos Morbid Death, são a banda de metal mais antiga ainda no activo nos Açores. Os In Peccatvm nasceram em 1998 e tiveram o seu baptismo ao vivo no concurso Novas Ondas do mesmo ano. Pouco faltou para que gravassem a sua primeira demo-tape, “In Beauty”, com a qual granjearam os primeiros galanteios do público e imprensa nacional e internacional. Depois disso seguiu-se-lhe a demo-tape “Just Like Tears”, mas é com o MCD conceptual “Antília” que os In Peccatvm afirmam definitivamente o seu potencial na área do doom/goth metal. No ano transacto ingressou na banda Bruno Santos como teclista e, mais recentemente, João Oliveira como baterista sendo que a banda deixa o formato trio até hoje adoptado, abrindo assim também a possibilidade de Hélder Almeida se ocupar somente da guitarra. O sucessor de “Antília” já está a ser registado nos estúdios Global Point e promete estar disponível no próximo ano, justamente a comemorar os dez anos de existência da banda. No October Loud poder-se-ão ouvir alguns temas deste novo trabalho que sairá em formato EP.

Line-up:
António Neves [voz e guitarra]
Hélder Almeida [guitarra]
André Gouveia [baixo]
Bruno Santos [teclados]
João Oliveira [bateria]

Ano de formação: 1998
Estilo: Doom/Goth Metal
Discografia:
“In Beauty” [Demo-tape 1998]
“Just Like Tears” [Demo-tape 1999]
“Antília” [MCD 2001]
Site:
www.inpeccatum.com
www.myspace.com/inpeccatum

ZYMOSIS
A fechar a primeira noite deste festival que promete agitar o Outono micaelense, marcam presença os Zymosis. O colectivo de S. Roque já goza de um respeitável estatuto tanto pelos anos de existência como pelas suas duas maquetas editadas [“Welcome To The Devil’s Lair – Live Beside The Church” e “Disharmonical Shymphony Of Black Dimensions”] e pelo DVD+CD ao vivo do seu concerto na primeira edição do festival açoriano Roquefest [“Puritanical Live War”]. Para além disso, são inegáveis as expectativas que se geram sempre que este sexteto sobe ao palco pela surpresas teatrais a que já nos habituaram. Sendo cabeças-de-cartaz espera-se dos Zymosis um concerto ainda mais especial.

Line-up:
Hélder Medeiros [voz]
Rui Arruda [guitarra]
Bruno Carreiro [guitarra]
Bruno Dias [baixo]
Sérgio Botelho [teclados]
Flávio Medeiros [bateria]

Ano de formação: 2001
Estilo: Black metal melódico
Discografia:
“Welcome To The Devil’s Lair – Live Beside The Church” [Demo CD 2003]
“Disharmonical Symphony Of Black Dimensions” [Demo CD 2004]
“Puritanical Live War” [DVD+CD 2006]
Site: www.myspace.com/zymosisband
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...