photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ANNIHILATOR
“All For You”

[CD – AFM Records/Recital]

Infelizmente, os Annihilator foram uma daquelas bandas que me passou ao lado durante muitos anos. Inexplicavelmente, pois o seu reconhecimento é sobejo e a sua influência demasiado relevante na história do thrash metal. Talvez pelo isolamento e pela insularidade a que estamos sujeitos nos Açores, muitos nomes ficaram para trás no glossário dos metaleiros mais ávidos de história que, por isso, não tiveram o privilégio de viver certas épocas em "tempo real", tal como outros as viveram.

Apesar disso, e para quê estar agora a lamentar-me por este triste facto, interessa salientar que nunca é tarde para conhecer um nome como Annihilator. É certo que os tempos de “Alice In Hell” [1989] e “Never, Neverland” [1990] estão já longe [cronologicamente, pois a sua herança é intemporal], mas acredite-se que a mente deste magnata da criatividade musical, falamos do guitarrista e mentor do grupo Jeff Watters, ainda está fresca e com muito para dar, bastando apenas que se tenha a mente um pouco aberta. Para aqueles que vivem presos ao legado destes dois álbuns, é certamente algo difícil digerir este novo “All For You”. Os tempos mudam, as sonoridades e as influências também, mas, acima de tudo, o gosto pela experimentação prevalece [Watters nunca se mostrou um músico de mente enclausurada, daí o espanto não devesse ser assim tanto para alguns].

Também alguns elementos mudaram neste álbum… O que também não será de espantar, pois quem pesquisar minimamente sobre Annihilator, uma das primeiras notas que vai encontrar a respeito do seu percurso é que esta já efectuou tantas ou mais alterações de line-up quanto o número de álbuns que lançou [dez].

Sendo assim, o que podemos dizer em relação a estes novos elementos, Dave Padden [um vocalista desconhecido que Waters foi descobrir a Vancouver] e Mike Mangini [baterista que dispensa apresentações, nomeadamente por ter tocado com Steve Vai e Extreme], é que estes dois vieram trazer uma nova amplitude e frescura ao grupo. O primeiro pela sua versatilidade e pela capacidade de atingir tanto registos agressivos como melódicos e o segundo pelo carácter único que lhe é reconhecido. Estes dois elementos poderão traduzir muitas das novidades que trouxeram este novo “All For You”. Um som mais moderno, mais melódico do que o costume, graças às baladas “The One” [dedicada ao filho de Watters] e “Holding On”, onde Padden demonstra uma admirável aptidão harmoniosa. Apesar disso, a força demolidora dos riffs de Watters continua presente no resto do álbum. Temas como “Demon Dance”, “Rage Absolute” e “Bled” demonstram bem isso. Pujança e groove a rodos como só Watters sabe destilar. E reparem bem na rapidez de Watters no “ataque” às cordas em “Demon Dance”: absolutamente ultra sónico!

Um bom álbum de Annihilator, sem dúvida.: eclético, moderno, pujante, abrangente, onde se cruza a tradição do passado com uma nova força de expressão, mais actualizada.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...